Barbastro: aqui cresce a uva Gewürztraminer que virou perfume na Espanha; conheça também o pioneiro, o brasileiro Malbec

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Por Rogerio Ruschel (*)
A vinícola Viñas del Vero do município de Barbastro (foto acima), Província de Huesca, Aragão, Espanha está anunciando a criação de uma fragrância feminina de perfume com base em aromas do vinho branco Viñas del Vero Gewürztraminer Collection, produzido com uvas Gewürztraminer de seus vinhedos certificados com a Denominação de Origem (DO) Somontano desde 1986.

 

Segundo a empresa (veja abaixo), a fragrância criada pelo perfumista Jimmy Boyd com base nos aromas da uva Gewürztraminer apresenta traços e essências de bergamota, rosa, muguet e almíscar.

 

“Perfume de Gewürztraminer” foi anunciado como um marco na história do vinho na Espanha e Viñas del Vero seria “a primeira vinícola a desenvolver aromas do vinho branco em uma fragrância feminina, baseada em uma seleção cuidadosa das uvas para produzir o perfume e com a particularidade de que o álcool utilizado no perfume é o mesmo produzido pelo próprio vinho.”

 

A vinícola trabalhou em parceria com o perfumista Jimmy Boyd (foto abaixo), filho de pai escocês e mãe catalã, ex-diretor de produção dos perfumes Rochas da França, que mora em Barcelona onde desenvolve a chamada perfumaria alternativa, com essências que lembram cidades como San Sebastián, León, Málaga, Ibiza, Santiago de Compostela, Valencia, Cantabria, La Coruña, Lugo e outras.

 

Segundo textos do site, “Perfume de Gewürztraminer” foi criado como “uma edição limitada para mulheres apaixonadas, inovadoras e com personalidade, que pode ser usado a qualquer hora do dia”. Um frasco de 100 ml está custando 39,95 Euros e em uma caixa acompanhada por uma garrafa do vinho Viñas del Vero Gewürztraminer Colección, o kit custa 49,95 Euros.

 

 

A revista “Vanity Fair” (veja acima) divulgou o lançamento espanhol sugerindo que “talvez este seja o primeiro perfume do mundo baseado em vinho”. Pois vamos ajudar a revista a informar melhor seus leitores: não é o primeiro, não; essa inovação parece ser brasileira, com o produto Malbec, da empresa O Boticário, pioneiro no mundo.

 

Lançado em 2003, Malbec (acima) foi anunciado como “o primeiro perfume do mundo fabricado com álcool vínico, macerado em barris de carvalho francês; feito de notas frescas e amadeiradas com base de ameixa, carvalho e baunilha, Malbec representa a masculinidade de forma única.” Veja abaixo. Ainda segundo o Boticário, “O processo usado para extrair o aroma do vinho permitiu identificar a essência do vinho Malbec e reproduzi-la em um laboratório.”

 

Ao longo dos anos a marca evoluiu. Em 2011 O Boticário lançou uma edição especial do Malbec, um Desodorante Colônia Malbec Gran Reserva 2004 e em 2012 o Malbec Duo, linha de colônias que associam “a intensidade e força da uva Malbec com a tradição e suavidade da uva Nebbiolo, a uva clássica do Piemonte italiano”. Atualmente a linha Malbec tem perfumes, colonias, desodorantes, sabonetes e produtos para barbear e outros produtos, com preços variados.

 

Um brinde a estes perfumes vinílicos, que ajudam a deixar o mundo mais agradável.
Para acessar a Viñas del Vero: http://www.vinasdelvero.es/
Para acessar O Boticário: http://www.boticario.com.br/
(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e gosta de vinhos com uvas Gewürztraminer, Malbec e Nebbiolo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *