Abruzzo, Umbria, Toscana, Norcia… Dez paisagens maravilhosas da Itália capturadas pelas lentes mágicas de Mario Ventura

Tempo de leitura: 2 minutos

(*) Por Rogerio Ruschel, texto; Mario Ventura, fotos
Mario Ventura é um fotógrafo italiano que através de suas lentes revela segredos da Itália como poucos artistas. A foto acima registra a tranqüila vida de produtores rurais na “Terre d’Abruzzo”, mas tem uma direção de arte que privilegia cores da palheta do verde-amarelo baseada numa escolha proposital de horário. Na foto abaixo, denominada simplesmente “montanha”, ele abusa da harmonia e do equilibrio entre cores e volumes.
Ventura é verdadeiramente um mestre da arte fotográfica – veja na foto abaixo como ele registrou um rebanho de ovelhas, pequenos pontos brancos, na região de Castellucio di Norcia: é poesia em movimento…
Gosto muito das fotos coloridas e em preto e branco que Ventura cria para revelar a intimidade da vida quotidiana e a convivência das pessoas em pequenos vilarejos da Toscana, Umbria, Abruzzio e de outras regiões da Itália – e alguns destes vilarejos do Lazio você pode conhecer em outro post de In Vino Viajas – veja no fim deste texto. A foto abaixo captura um amanhecer mágico, e foi denominada por Ventura como “Il risveglio del borgo”, o despertar da aldeia.
Mario Ventura é um apanhador de momentos mágicos da natureza, como o contraste entre o branco e verde nesta foto abaixo, onde algumas pessoas veriam apenas casas no meio de um campo.
Ventura pode transformar uma cena comum, usual, em um momento com muitos significados como nas fotos abaixo, onde a estrada para Montichiello quase se transforma em um depoimento sobre as estradas da vida.
E para encerrar esta publicação, veja as fotos abaixo nas quais Ventura capturou as dimensões e volumes que se amontoam, para compor paisagens com cores inesperadas.
Um brinde a Mario Ventura (foto abaixo), um mestre das lentes na Itália.
Para ver outro post com fotos de Mario Ventura:
http://www.invinoviajas.com/2014/06/abruzzo-umbria-toscana-norcia-dez/

Mario Ventura me enviou a seguinte mensagem em 13 de julho de 2014:
“Ho potuto vedere gli articoli che hai magistralmente scritti sulle mie foto. Voglio complimentarmi per la portata poetica dei tuoi scritti e ti auguro un avvenire luminoso e proficuo. Mario Ventura.” Grazie Mario.
(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e consultor especializado em turismo de qualidade. Mario Ventura é um fotógrafo italiano, um artista das lentes e da sensibilidade.

 

3 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *