Molto bello! A simplicidade encantadora dos vilarejos da Itália revelada pela arte fotográfica de Mario Ventura

Tempo de leitura: 2 minutos

(*) Rogerio Ruschel, texto, Mario Ventura, fotos
Exclusivo – Prepare-se para fortes emoções, meu caro leitor(a), porque a pedido de nossos amigos voltamos a mostrar o talento de um artista fabuloso que já fez grande sucesso aqui no In Vino Viajas. Mario Ventura é um fotógrafo italiano que através de suas lentes revela segredos da Itália como poucos artistas. A foto acima registra apenas uma janela, provavelmente na Toscana, mas tem uma composição, um jogo de cores e uma harmonia estética que parece colocar a janela em outra dimensão. 
Na foto abaixo, denominada simplesmente “Luce riflessa nel vicolo” – Luz refletida no beco – a gente fica se perguntando se aquele azul sempre existiu ali ou se foi Ventura o único que o viu.
Uma das coisas que atrai e sensibiliza turistas na Itália é a sensação de estar vendo séculos de história em um determinado local. Só que a gente raramente consegue fazer o que Mario Ventura consegue com seu talento: revelar como poucos o valor estético da idade nas pedras, nas cores, nas madeiras centenárias como das fotos acima e abaixo.
Na Província de Áquila, que sobreviveu a um grande terremoto dois anos atrás, Mario Ventura encontrou esta fachada da foto abaixo em Civitella Alfedena, uma comunidade com o espantoso número de 316 habitantes e registrou o sutil e rico jogo de sedução dos vasos vermelhos com a parede amarela. Magia pura!
Em algum lugar escondido da Toscana, Mario Ventura registrou as duas vielas e a parede de uma residência centenária (veja abaixo), onde uma santa abençoa os moradores e provávelmente os passantes que tiverem tempo para pedir sua bênção.
Embora seja um especialista em harmonizar a alma das coisas com o sol que as ilumina, Mario Ventura domina também a noite, como é possivel ver nas fotos abaixo: a primeira que ele denominou de “Montepulciano” e a segunda – bem, a segunda ele a batizou apenas de “uma ruela escura”.
Proponho um brinde a Mario Ventura (foto abaixo), um mestre das lentes na Itália.
Em 13 de julho de 2014 Mario Ventura me enviou a seguinte mensagem:
“Ho potuto vedere gli articoli che hai magistralmente scritti sulle mie foto. Voglio complimentarmi per la portata poetica dei tuoi scritti e ti auguro un avvenire luminoso e proficuo. Mario Ventura.” Grazie Mario.
Para ver outros dois posts com belíssimas fotos de Mario Ventura acesse:
http://www.invinoviajas.com/2014/09/molto-bello-simplicidade-encantadora/
(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e consultor especializado em turismo de qualidade. Mario Ventura é um fotógrafo italiano, um artista das lentes e da sensibilidade.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *