Uma polêmica de 26 anos é tumultuada com uma invenção russa: afinal, Homer Simpson bebe cerveja ou vinho?

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Rogerio Ruschel (*)

Estimado amigo ou amiga, com aquela barriga enorme, Homer Simpson tem cara mesmo de ser um grande bebedor de cerveja – e várias vezes nos últimos 26 anos ele se deixou desenhar jogado no sofá de casa, só de cueca, cercado de latinhas que pareciam ser de cerveja.  Mas na verdade Matt Groening, o criador do personagem que é uma sátira ao típico pai-de-família norte-americano, nunca confessou isso publicamente e porisso não se pode ter certeza do que o que mais famoso anti-heróidos desenhos animados realmente bebe desde que fez sua estréia na televisão, em 1987. A polemica já dura 26 anos alimentada por imagens como a da foto acima, que vasou na internet, onde Homer segura uma garrafa que poderia muito bem ser de um cabernet-sauvignon da California ou do Oregon… 
Sua mulher Marge com certeza bebe vinho (veja como foi flagrada na foto acima) e seu pai, Abraham (Abe) Simpsom, também aparece frequentemente bebendo algo em uma garrafa – veja abaixo o vovô curtindo uma champagne – ou cava para os espanhóis, ou espumante para brasileiros ou prosecco para iitalianos, ou, …bem, você decide…
Esta dúvida cruel foi a inspiração para uma brincadeira muito curiosa e divertida que, se fosse em outros tempos, poderia fazer parte da “guerra fria” entre norte-americanos e russos. Os designers russos Constantin Bolimond e Dmitry Patsukevich se perguntaram: e se Homer bebesse vinho, como seria uma garrafa de vinho dos Simpsons? E foram mais além: e se a garrafa fosse inspirada na obra de um pintor que  foi naturalista, simbolista e finalmente evoluísse para o abstracionismo como Homer Simpson (na opinião deles)
Então eles associaram a obra do pintor vanguardista holandês Piet Mondrian que ao lado dos russos Wassily Kandinsky e Kazimir Malevich criou as bases do movimento neoplasticismo no começo dos anos 1900. E misturando concreto e abstrato, real e imaginário, criaram o projeto “Wine, or maybe not?”, uma brincadeira simples e brilhante com as garrafas de vinho dos Simpsons inspiradas por Mondrian.
Eles publicaram a brincadeira no site especializado “Behance” de tal maneira que as pessoas não sabiam se a garrafa existia ou se era uma brincadeira; se a rede Fox de Televisão havia franqueado a marca Simpsons ou se iria processar os autores. A única informação que se tem é o que os designers colocaram no verso da garrafa – veja na foto abaixo.
De qualquer maneira, se o que Marge, Abe e as vezes Homer Simpson bebem na TV nos últimos 26 anos for mesmo vinho, já existe uma embalagem adequada para engarrafá-lo: uma embalagem naturalista, simbolista, abstrata – mas elegante. E só para confirmar que as embalagens foram de fato inspiradas nos personagens, compare na foto abaixo – veja que até mesmo o colar e o sapato vermelho da Marge está lá…
O mundo do vinho é assim, pop, arte e clássico ao mesmo tempo e permite exercícios criativos como este. Afinal, Homer Simpson é um cara desastrado que vive cometendo erros no trabalho – o que deixa a cidade em perigo já que ele trabalha em uma Unsina Nuclear – e veja aqui o risco da “guerra fria” aumentando… Em casa ele atormenta a familia o tempo todo. Então pergunta-se: seria Homer Simpsopn um bebedor de cerveja, de uisque, de cachaça, de vodca ou de vinho? Será que o abridor de garrafas aqui de baixo nos dá alguma pista?
Eu não sei, mas com muito prazer faço um brinde a sua familia e a ele, um homem rude, acima do peso, incompetente, preconceituoso, grosseiro, preguiçoso e ignorante que se tornou um dos personagens mais queridos dos norte-americanos e provavelmente o mais cultuado anti-herói de nosso tempo. Tim-tim, Holmer!
Este post também poderia ser escrito com outro titulo: “Russos criam vinho para Homer Simpson, fiscal de uma usina nuclear na TV: é a guerra fria no mundo da pop-art?”
 Mas como se trata de vinho, meu caro leitor, com certeza os inimigos acabam confraternizando…
Veja outros vinhos inspirados em criações para a televisão:
Vinhos inspirados na série de televisão e cinema “Star Trek”: http://www.invinoviajas.com/2014/07/vinhos-star-trek-sabor-interplanetario/
Vinhos inspirados nos livros e na série de televisão “Game of Thrones”: http://www.invinoviajas.com/2014/07/game-of-thrones-inspira-linha-de-vinhos/
Vinhos inspirados na série delivros e no filme “50 tons de cinza”: http://www.invinoviajas.com/2013/10/vem-ai-os-vinhos-50-tons-de-cinza-o/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *