Vindima sensorial, a proposta turística da Rota Cantinas Históricas, no Vale dos Vinhedos, sul do Brasil, vai surpreender você; aproveite!

Tempo de leitura: 6 minutos

Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, como você certamente é uma pessoa de bom gosto, vai gostar dessa sugestão. Entre janeiro e março de 2015 você vai poder fazer um passeio diferente e inesquecível, uma versão tropical dos passeios que atraem milhões de pessoas de fino trato para a Itália, Portugal, Espanha, França e para o Nappa Valley, mas pagando em Reais: enoturismo, o turismo na época da vindima, a colheita de uvas para a produção de vinhos. E o destino não poderia ser mais charmoso: a Rota das Cantinas Históricas, no Vale dos Vinhedos, município de Bento Gonçalves, na sempre bela serra gaúcha com paisagens a da foto de abertura, de Irineo Dall’Agnol.

A região é realmente bonita (veja foto acima, de Valdir Ben) e está preparada para oferecer atrações e serviços de qualidade durante estes três meses. Este é um dos muitos roteiros na região e você vai poder acompanhar a colheita da uva, fazer pique-nique nos vinhedos, participar da divertida pisa das uvas (abaixo), passear de tuc-tuc – o “trenzinho” puxado por trator, visitar o Ecomuseu da Cultura do Vinho, comer e beber como um rei – e tudo isso em uma das paisagens mais bonitas do mundo. Os gaúchos prometem oferecer aos turistas uma vindima sensorial, com vivências únicas e inesquecíveis.

A serra gaúcha continua sendo um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil, mesmo no verão quando os brasileiros preferem os mais de 8.000 quilometros de praias do litoral brasileiro. Na temporada da vindima de 2013 o Vale dos Vinhedosrecebeu 283.240 visitantes e a razão é muito simples: é um belo passeio! Não custa lembrar que naquele ano de 2013 o Vale dos Vinhedos foi eleito pela revista americana Wine Enthusiast como um dos 10 melhores destinos enoturísticos do mundo para se visitar, ao lado do Vale do Rio Douro (Portugal), Stellenbosch, na África do Sul; Hunter Valley, na Austrália; Monterey County, na Califórnia e La Rioja na Espanha. Imagine-se, por exemplo, na janela da Vinícola Monte Rosário, abaixo, em foto de Almir Dupont.A Vindima 2015 no Vale dos Vinhedos inclui atividades como a colheita (foto abaixo) e pisa das uvas, mas também espetáculos com música e folclore e gastronomia que inclui a tradicional polenta italiana e galeto com vinho de qualidade, além do famoso café colonial que inclui batata frita, conservas, pães, queijos, salames, cucas, biscoitos, tortas, frutas, café e chá disponiveis também no Armazém das Cantinas Históricas, abaixo.

A partir de janeiro de 2015 a Rota das Cantinas Históricas inclui visita ao Armazém das Cantinas Históricas que terá uma programação especial para quem deseja participar de um dia de colheita, com pisa das uvas e degustação de vários tipos da fruta, além de um passeio de tuc-tuc (trator típico da região) pelos parreirais. Para os que gostam de um piquenique romântico ou festivo, a Cristófoli Vinhedos e Vinhos Finos(foto abaixo) tem o charmoso e inusitado Edredom nos Parreirais (foto abaixo, de Luanda Roos), que reúne vinhos, espumantes e produtos típicos regionais num edredom super aconchegante sob o vinhedo, de manhã ou de tarde, mediante agendamento prévio.

Uma dica para quem quer unir cultura, história e natureza é uma visita ao Ecomuseu da Cultura do Vinho da Dal Pizzol, onde o visitante pode caminhar no meio de belos jardins com pavões, gansos e coelhos à beira de lagos. O museu tem uma sala de exposições que reúne garrafas históricas que contam a história do vinho no Brasil e no mundo, ânforas, objetos de museu e uma coleção de saca-rolhas.

O local também abriga o Vinhedo do Mundo (foto acima), uma coleção de 360 variedades de uvas plantadas em um parreiral, e que é uma das três maiores coleções privadas do mundo de tipos de uvas. Na Enoteca (uma biblioteca de vinhos com garrafas produzidas nos 40 anos da vinícola – foto abaixo) é possível provar cardápios temáticos que resgatam as tradições dos imigrantes italianos que colonizaram a região.

Na Rota das Cantinas Históricas você pode visitar a Casa Dequigiovanni, um espaço gastronômico com gastronomia e vinhos regionais (abaixo); a Montevino e Estrelas do Brasil, um lugar privilegiado no alto da montanha para ser apreciado com uma taça de espumante na mão;  a Vinícola Mena Kaho, cuja especialidade são vinhos e sucos orgânicos e a Vinícola Monte Rosário, com vista panorâmica dos vales e montanhas.

Conheça também a Vistamontes Sucos Naturais (abaixo), instalada em uma casa centenária construída com pedras extraídas do solo da propriedade, que se especializou na produção de sucos com qualidade superior e em oferecer uma vista espetacular, com montes cobertos por vinhedos, muitos deles sustentados por plátanos. Como muita gente de bom gusto certamente vai para lá, recomenda-se agendamento direto com os empreendimentos.

Mais informações: www.cantinashistoricas.com.br.

ARMAZÉM DAS CANTINAS HISTÓRICAS
Agendamento para grupos a partir de 15 pessoas.
De segunda a sábado, das 8h às 19h
Aos domingos, das 8h30min às 12h
CASA DEQUIGIOVANNI
Atende somente por agendamento.
www.casadequigiovanni.com.br| (54) 3454-3200 (54) 9944-8156
CRISTOFOLI VINHEDOS E VINHOS FINOS
Agendamento a partir de seis pessoas. Refeições somente para grupos de oito a 20 pessoas mediante reserva antecipada.
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 14h às 17h
Nos finais de semana e feriados, das 9h30min às 17h
www.vinhoscristofoli.com.br| (54) 3439.1190 (54) 9917.1903
DAL PIZZOL VINHOS FINOS ECOMUSEU DO VINHO
Agendamento para grupos a partir de oito pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min e das 14h às 17h
Nos finais de semana e feriados, das 9h30min às 17h
www.dalpizzol.com.br | (54) 3449-2255
MONTEVINO ESPUMANTES ESTRELAS DO BRASIL
Atendimento somente através de agendamento.
www.estrelasdobrasil.com.br| (54) 3439-1089 (54) 9924-1016
VINÍCOLA MONTE ROSÁRIO
Visita e degustação.
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h45min
VISTAMONTES SUCOS NATURAIS
Atendimento somente através de agendamento.
www.vistamontes.com.br| (54) 9603-3230
VINÍCOLA MENA KAHO
Visita e degustação. Agendamento para grupos a partir de 20 pessoas.
De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h30min às 17h
www.menakaho.com.br| (54) 3454-5840 (54) 3454-9142
 (*) Rogerio Ruschel, editor deste blog, morou em Bento Gonçalves entre os 9 e 11 anos e tem saudades do aroma dos depósitos de vinho e de pedalar nos vinhedos, num tempo em que andar de bicicleta não era ecológico nem bacana, mas simplesmente divertido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *