Garibaldi-RS, a capital brasileira do vinho espumante, aposta em eventos de gastronomia em maio e junho

Tempo de leitura: 4 minutos

 

Por Rogerio Ruschel (*)
Sempre muita ativa, a prefeitura de Garibaldi, cidade da serra gaúcha integrante da Denominação de Origem (DO) Vale dos Vinhedos e sede da maior produção de vinhos espumantes do Brasil, está permanentemte criando razões para atrair visitantes. A tradicional gastronomia da região, com genuino sabor italiano, é uma destas atrações e In VIno Viajas apresenta a seguir duas boas oportunidades para você visitar Garibaldi e harmonizar vinhos de qualidade com alimentos de identidade. E se planeje para antes dos eventos passear pela região e ver cenas como essa abaixo.

 

 “Noite dos Aromas e Sabores” na Estrada do Sabor, 29 de maio
A “Noite dos Aromas e Sabores” é o primeiro jantar oficial da rota turística Estrada do Sabor, e vai oferecer aos visitantes pratos e bebidas elaborados pelas famílias do roteiro. Ou seja, você vai jantar em familia. Será realizada no dia 29 de maio, uma sexta-feira, a partir das 20h, no Salão Comunitário da Linha São Jorge, vilarejo no interior de Garibaldi, e contará com a apresentação musical do Grupo Emozione.
Meu caro leitor ou leitora, anote isso: o cardápio terá como entrada presunto tipo parma, queijo maturado colonial e polenta brustolada. Como primeiro prato será oferecida a deliciosa sopa de capeletti, carne lessa, saladas diversas e pães, No segundo prato você vai provar nhoque a três queijos com salame defumado, tortéi, costelinha suína no forno e galinha recheada com pien. Mas é bom guardar lugar para a sobremesa que poderá ser escolhida entre pudim, sagu com creme, abóbora caramelizada ou frutas em calda. Alguns destes doces estão na foto abaixo, de uma mesa de “café colonial”.

 

E, é claro, serão comercializados vinhos e espumantes das Vinícolas Bettú e Vaccaro. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente e são limitados. Informações podem ser obtidas diretamente com as famílias participantes: Família Bettú (3462 6807), Família Bettú Lazzari (3464 775), Família Brugalli (3464 1380) e Família Vaccaro (3464 7888). A Estrada do Sabor oferece outras atrações criativas como a vicencia “Parlando com o Nono”, para o visitante conversar com moradores – como o Nono Vaccaro, das foto abaixo – e experimentar emoções típicas como jogos de cartas e ouvir “causos”. Para saber mais acesse http://www.estradadosabor.com.br/

 

29° Festival Colonial Italiano, 13 e 14 de junho

Se você não puder jantar em maio com as familias na Estrada do Sabor, você vai ter outra oportunidade gastronômica campeã nos dias 13 e 14 de junho, no 29° Festival Colonial Italiano de Garibaldi que se realizará nos Pavilhões da Fenachamp, o principal evento de vinhos espumantes da America Latina. Considerado um dos maiores eventos da gastronomia típica italiana da Serra Gaúcha, o Festival Colonial Italiano de Garibaldi vai oferecer em seu cardápio muitas alternativas para você se deliciar com massas, galeto, polenta, salames, queijos e evidentemente, vinhos

A programação artística do Festival (foto acima de Alexandra Ungaratto) contará com a animação de Joce Sampaio, Musicale Kremony e o grupo Ragazzi Dei Monti que vai animar o baile de sábado. Além da farta gastronomia e da programação musical, o Festival oferece também a oportunidade de comprar produtos coloniais e de artesanato (como os da foto de Valeria Loch, abaixo), com preços camaradas.

 

O Festival é uma realização da Prefeitura de Garibaldi e a Associação de Veteranos de Garibaldi (AVG) é responsável pela preparação do cardápio, que passou a ser reconhecido inclusive fora do Estado. Em 2014 foram atendidas cerca de 2.500 pessoas que consumiram 1 tonelada de frango, 200 kgs de salame, 200 kgs de queijo, 150 kgs de farinha de milho na polenta, 50 kgs de morcela, 1.000 litros de suco de uva e 800 litros de vinhos.

 

Os ingressos já estão sendo vendidos ao valor de R$ 35,00 e mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Turismo e Cultura pelo telefone (54) 3462-8235. Para saber mais acesse http://www.turismogaribaldi.com.br Bom apetite e um brinde 

–>à alegria: tim-tim.


(*) Rogerio Ruschel é gaucho, jornalista e adora a gastronomia italiana – ainda mais harmonizada com um bom vinho local. In Vino Viajas tem diversas reportagens sobre a serra gaúcha, basta digitar o que procura no espaço Pesquisar logo abaixo do quadro com o titulo.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *