Primavera na Rota dos Espumantes, Garibaldi, Brasil, tem cenários de cinema, comida, bebida e gente muito especiais – e um concurso de fotografia para você mostrar seu talento

Tempo de leitura: 2 minutos

 

Por Rogerio Ruschel (*)
Meu estimado leitor ou leitora, se você sempre pensou em conhecer a serra gaúcha, aqui está uma ótima oportunidade: curtir a primavera em Garibaldi e ainda ganhar prêmios. Garibaldi é uma simpática, charmosa e muito civilizada cidade da serra gaúcha, que integra o Vale dos Vinhedos – a primeira Denominação de Origem de vinhos do Brasil – e é a capital dos espumantes brasileiro.

 

É possivel que você já conheça Garibaldi do cinema, porque muitos filmes e obras para a televisão (como “Real Beleza”, “Senhores da Guerra” e “O filme da minha vida”) e comerciais de publicidade tem sido feitos lá por causa das belezas naturais, da herança cultural valiosa e preservada e também porque a cidade tem uma das mais ativas agências de Film Commission do Brasil, liderada pela secretária de Cultura e Turismo da cidade, Ivane Fávero. A cidade tem até um trenzinho Maria-Fumaça para alegria de adultos e crianças (foto abaixo).

 

Localizada a 105 quilômetros de Porto Alegre e 640 metros de altitude, foi colonizada por imigrantes italianos, teve forte influência da cultura francesa, transmitida pelas congregações religiosas de origem francesa, responsáveis pela educação dos habitantes, durante décadas, e recebeu imigrantes sírio-libaneses. Por todas essas influências come-se e bebe-se de maneira inesquecível em Garibaldi.

Pois agora, além de curtir tudo isso, e fotografar para nunca mais esquecer, você vai poder participar de um concurso fotográfico promovido pela Prefeitura de Garibaldi e pela Associação dos Vinicultores de Garibaldi (Aviga) e ganhar bons prêmios. A ação faz parte do plano estratégico de ações elaborado pelos associados da Aviga, com apoio do Sebrae/RS. As inscrições estão abertas até 10 de novembro. O 1º lugar receberá como premiação uma caixa de espumantes com seis unidades, um Passeio de Maria Fumaça, uma hospedagem e um jantar para casal no Castello Benvenutti. Os 2º e 3º lugares receberão uma caixa de espumantes da Rota dos Espumantes. Aproveite para conhecer o Museu da cidade para ver peças como as da foto abaixo.

 

Na abertura do concurso, Mário Verzeletti, coordenador da Rota dos Espumantes, reforçou a importância de atividades diferenciadas para valorizar o roteiro. “Cada iniciativa, pensada e planejada em conjunto, consegue divulgar e fortalecer nossa Rota”. Na foto abaixo um detalhe da Vinícola Peterlongo, que comemora 100 anos em 2015.

 

A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, destacou a importância da articulação e a participação efetiva dos empreendimentos que fazem parte do grupo. “A Rota ganhou nova vida, novos ares, e com essas iniciativas fortalecemos o trade turístico e a Capital Brasileira do Espumante”, acredita.

 

O regulamento completo pode ser baixado no link: http://migre.me/rEXXr
Rogerio Ruschel (*) é editor de In Vino Viajas em São Paulo, mas por benção divina é gaucho e já morou na Serra Gaúcha. Fotos divulgação da Secretaria de Cultura e Turismo de Garibaldi
 



 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *