Alegria, alegria: Maratona do Vinho comemora de maneira divertida a temporada 2016 da colheita da uva na serra gaúcha; participe!

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel (*)
Meu caro leitor ou leitora, anote aí: dia 14 de fevereiro de 2016 cerca de 1.000 atletas estarão compartilhando saúde, esporte, convivência e alegria na Maratona do Vinho, realizada como parte dos eventos comemorativos da temporada da colheita da uva na Serra Gaúcha, no sul do Brasil, principal pólo vitivinicultor do pais.
Trata-se de uma maratona com a distância oficial de 42.195 metros (veja o percurso acima) que vão cobrir parte dos territórios da Denominação de Origem Controlada – DOC Vale dos Vinhedos, no municipio de Bento Gonçalves; caminhos da Indicação Geográfica Vinhos de Monte Belo, de Monte Belo do Sul e em um trecho da Estrada do Sabor, no municipio de Garibaldi – na foto abaixo, de Vicente Silveira.
Mas além disso a Maratona do Vinho reúne atrações do mundo do vinho, turismo, cultura, gastronomia e esporte; uma oportunidade muito especial de celebrar a alegria da vindima nesta terra de forte presença da cultura italiana. Na foto abaixo, de Gabriele Baruffi, um pouquinho do sabor local.
Nos pouco mais de 42 quilometros atletas maratonistas de alto rendimento, atletas amadores, representantes de academias, clubes e associações e grupos de amigos estarão correndo entre vales, parreirais, estradas e vinícolas, convivendo com belas paisagens rurais e o agradável aroma das uva.
Mas talvez a melhor parte seja essa: você pode parar em sete pontos de Vino Stop, locais de reabastecimento energético localizados próximos de vinícolas, onde os atletas farão a troca do bastão do revezamento (quando em grupos) ou aproveitar para degustar os produtos produzidos na região como uvas, sucos, vinhos, pães, queijos e salames e relaxar ouvindo músicas e assistindo danças típicas da região. Nem a Fórmula 1 tem tanta mordomia…
É por causa deste espirito de compartilhamento de alegria que além dos atletas maratonistas – alguns mais outros menos profissionais – a Maratona do Vinho vai reunir também os atletas garrafonistas, pessoas que vivenciam o dia a dia da vinicultura desde o preparo do solo até a colheita das uvas para a elaboração dos vinhos produzidos na Serra Gaúcha, e que vão alegrar a brincadeira. Você pode se inscrever em uma das 10 categorias individuais divididas por peso e sexo e também em uma das categorias de Equipes. O custo é de R$ 120,00 por participante. Todos os atletas receberão uma medalha de participação e os três primeiros em cada Categoria receberão troféus e uma porcentagem do seu peso corporal em vinho.
E mesmo se você achar que não está em forma para participar competitivamente, participe da maratona para se divertir. Quem sabe você acaba sendo um dos três atletas individuais ou participante das tres equipes mais bem caracterizados com o tema Uva e Vinho e acaba trazendo na bagagem como premio uma cesta com produtos coloniais?
Além disso, meu caro amigo ou amiga, você vai estar na Serra Gaúcha, sem dúvida o mais qualificado e civilizado pólo de turismo do Brasil, e em plena temporada da vindima que começa dia 23 de janeiro, uma época que concentra dezenas de atrações como a pisa da uva (na foto acima de Gabriele Baruffi) que você pode acompanhar aqui no blog In Vino Viajas ou nos sites dos organizadores (veja abaixo).
Mais informações sobre a Maratona do Vinho aqui: http://www.maratonadovinho.com.br/home
Veja a programação da Vindima 2016 no Vale dos Vinhedos aqui: http://www.valedosvinhedos.com.br/vale/index.php

 

(*) Rogerio Ruschel é editor de In ino Viajas em São Paulo, Brasil, e não consegue correr os 42 Km de uma Maratona – no entanto, está pronto para parar em todos os Vino Stop

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *