Cinco vinícolas modernas e supreendentes na Austrália, Chile, Itália, França e Portugal para Você Colocar na sua Lista de Desejos

Tempo de leitura: 5 minutos

Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, no mundo do vinho, não basta ser bom, tem que ser impressionantemente bom. Nos países que levam a sério o negócio do vinho, as atividades ligada ao turismo e visitação se tornaram tão importantes do ponto de vista econômico (na Espanha, França e Estados Unidos pode representar até 30% do faturamento da vinícola) que as vinícolas vêm se reinventando. Hoje uma vinícola é concebida para ser quase um museu arquitetônico que vende imagem, vinhos e serviços turísticos como gastronomia, degustações, cursos, palestras, debates, eventos, as vezes hospedagem e até desfiles de moda. In Vino Viajas tem apresentado este lado “fashion” e “cool” das vinícolas e hoje vamos conhecer cinco novas empresas, duas delas no chamado “novo mundo” do vinho: Chile e Austrália.

Moorila Estate Winery, Hobart, Tasmania, Austrália

A Moorila (fotos de abertura desta matéria e acima) está localizado em Hobart, a capital da ilha da Tasmânia, na Austrália. Foi construída em 1958 pelo italiano-australiano Claudio Alcorso, ex-negociante da indústria textil e comerciante de tecidos. 

A fábrica de cerveja (micro-cervejaria) tem como diretor o australiano Owen Johnston e suas pilsen, ale e dark ale, pale ale são embaladas em garrafas com embalagens criadas pelo artista Australiano John Kelly. Para conhecer o Hunter Valley, da Australia, acessehttp://www.invinoviajas.com/2012/11/vinhos-cervejas-e-outras-delicias-do/

Petra Winery, Suvereto, Toscana, Itália

“Uma vinícola única em um lugar único, Petra recebe do céu e da terra um misterioso segredo, e a terra e o céu retransmitem este segredo através da produção de vinhos que tem a alma Toscana de Maremma e o espírito que fala dos segredos de uma língua antiga”.

Meu prezado leitor ou leitora, você pode achar essa frase de apresentação da empresa um pouco exagerada, mas tudo que cerca a Petra Winery (ou Vini Petra, em italiano) é mesmo diferenciado.

A vinicola está localizada perto da antiga cidade toscana de Suvereto, nas colinas de Val di Corniama na Toscana, e com vista para o Mar Tirreno. os proprietários, Vittorio e Francesca Moretti, Terceira geração da familia, encomendaram o projeto ao arquiteto suíço Mário Botta. Concluída em 2003, a vinícola Petra tem características arquitetônicas realmente surpreendentes, com muito acabamento em pedra rosa de Verona. Para saber mais sobre Petra acesse http://www.invinoviajas.com/2015/05/petra-winery-suvereto-toscana-vinicola/

Lapostolle Clos Apalta, Vale de Colchagua, Chile

Em 1994, Alexandra MarnierLapostolle, uma descendente da família Marnier –  tradicional no mundo do vinho francês e de bebidas como o famoso licor Grand Marnier – e seu marido Cyril de Bournet começaram o cultivo de uvas e produção de vinho no Vale de Colchagua, o mais fértil no Chile.Dez anos depois o projeto foi completado com a construção de umarmazém central em uma colina com vista para os vinhedos.

Lapostolle Clos Apalta, projetado pelos arquitetos da Amercanda, foi construido por uma estrutura demadeira, vidro e aço com seis andares e se parece com um um ninho de pássaro empoleirado na encosta da montanha. Além da elegancia e beleza externa, uma parte da obra foi construída debaixo da terra o que permite que a vinícola conserve a temperatura e umidade de maneira natural.

Junto com instalações para degustação dos vinhos (especialmente dos Casa Grand selection Cuvée Alexandra e Clos Apalta), Lapostolle oferece culinária de alta qualidade no restaurante próprio e hospitalidade no exclusivo hotel Lapostolle Residence que na verdade é um conjunto de 4 casas com piscina que oferece a tranquilidade de um entorno natural e aromatizado.  

 Château Cheval Blanc, Saint Emilion, Bordeaux, França
A Cheval Blanc está situada em Saint Emilion, na região vinícola de Bordeaux, na França, e tem uma longa tradição de qualidade: em 1955 foi um dos poucos chateaux franceses a receber a qualificação de Premier Grand Cru Classé (A) quando da organização das classificações vinícolas de Saint Emilion.

 

Christian de Portzamparc, o arquiteto vencedor do Prêmio Pritzker de 1994, foi contratado para fundir sua nova adega com a sua paisagem histórica(património). Só para lembrar, Christian de Portzamparc é o autor do projeto Cidade das Artes, um complexo cultural localizado no Rio de Janeiro, inaugurado em 2013, e que é a sede da Orquestra Sinfônica Brasileira.

A inspiração de Portzamparc veio dos tanques de fermentaçãode cimento usados pelo enólogo da empresa; a partir disto o arquiteto criou uma estrutura coberta com um dossel de concreto branco. De longe, o telhado em forma de onda aparece comouma escultura curvilínea pairando sobre os vinhedos circundantes, um belo espetáculo visual. E, é c laro, você está em Saint-Emillion, a linda cidadezinha de Bordeaux – foto abaixo.

L’and Vineyards – Portugal


A Vinicola L’and Vineyards está localizada a 4 km de Montemor-o-Novo, Alentejo, perto da cidade de Évora, um dos muitos Patrimônios da Humanidade pela Unesco de Portugal, apenas a 90 minutos do Aeroporto de Lisboa.

O prédio foi projetado pela Promontory, empresa com sede em Lisboa, e concluída em 2011.O exterior branco da adega e do hotelsão inspirados pelas casas caiadas de brancotípicas da região do Alentejo.

O hotel é lindo e imponente. Os interiores são sóbrios e luxuosos. Simples e minimalista, com detalhes em madeira e pedra natural, a decoração das salas transmite paz e conforto.

O projeto é de um wine-resorts, com dez suites que dispõem de tetos retráteis, permitindo aos hóspedes desfrutarem  das magníficas noites estreladasna área – são as Sky View Suites. Noites, aliás, que podem ser aprecidadas no Dark Sky Alqueva, o primeiro sitio certificado de turismo astronômico do mundo (foto acima)  – veja em http://www.invinoviajas.com/2015/12/conheca-dark-sky-alqueva-o-primeiro/

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas desde São Paulo, Brasil, e coleciona belezas ligadas ao mundo do vinho para compartilhar com os amigos e amigas que o honram comos leitores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *