Vinhedos no Cerrado de Goiás: Surpresas com Vinhos Tintos Premiados de Barbera e Syrah e Experiências Curiosas com Fermentados de Jaboticaba

Tempo de leitura: 6 minutos

 

Texto do site “Curta Mais” com edição de Rogerio Ruschel (*)
Prezado leitor ou leitora, você vai conhecer um pouco da produção vitivinícola do estado de Goiás graças a uma reportagem do Portal “Curta Mais” e da sugestão da leitora do “In Vino Viajas” Dora de Vera. Se você não for brasileiro, saiba que esta região fica no centro-oeste do Brasil e seu principal bioma é o cerrado, uma espécie de “bush”. O mapa acima, do jornal O Popular, apresenta os principais pólos vitivinícolas do estado de Goiás; o retângulo branco do lado direito é Brasilia, DF, capital do país. Lembro que em Goiás a vindima é realizada nos meses de agosto e setembro (no sul é em fevereiro e março). O portal “Curta Mais”, apresentou a seus leitores informações sobre a região e visitou quatro vinícolas; uma delas produz bebidas com jaboticabas, uma fruta deliciosa e bonita (abaixo um jaboticabal da empresa e um detalhe das frutas na árvore) que gera “fermentados” similares a vinho e a cachaça. Veja a seguir.

 

“Serras, montanhas, muito verde e um clima que remete ao aconchego: as vinícolas, regiões dedicadas ao cultivo e colheita de videiras em grande escala para a produção de sucos e vinhos, são atrações turísticas em muitas regiões da Europa e do Sul do Brasil e roteiros obrigatórios para amantes de vinhos e bons passeios. A boa notícia para os enófilos é que não é preciso viajar para longe para aproveitar o clima todo europeu e sulista das vinícolas: Goiás também tem vinícolas próprias, que produzem bebidas goianas com toques europeus em paisagens que valem a visita. Conheça agora 4 vinícolas goianas que vão te transportar para a Europa e prepare-se para uma experiência única.
Pireneus Vinhos e Vinhedos
Vêm lá do município de Cocalzinho de Goiás, às margens do Rio Corumbá, premiados vinhos produzidos aqui no cerrado com uvas europeias. Na Pireneus Vinhos e Vinhedos, do médico e sommelier Marcelo Souza (foto abaixo), são produzidos os vinhos Bandeiras e Intrépido: premiado com o título de melhor tinto pelo Anuário de Vinhos Brasileiro do Instituto Brasileiro de Vinhos de 2012, o Bandeiras é produzido com a italiana uva barbera, e recebeu o nome em homenagem aos bandeirantes, que descobriram a região onde as uvas são cultivadas. 

O Intrépido, por sua vez, é produzido com uvas francesas syrah, e representa a iniciativa corajosa e pioneira em produzir vinhos em uma região improvável. A safra acontece sempre nos meses de agosto e setembro, e é possível agendar visitas em grupos de até dez pessoas para conhecer os vinhedos e participar de degustação harmonizada com os vinhos. Abaixo, o Intrépidus 2011. Para maiores informações e agendamentos, é só entrar em contato pelo email pireneusvinhos@gmail.com

Fazenda Pireneus Vinhos e Vinhedos – Cocalzinho de Goiás, Serra dos Pirineus – a 129km de Goiânia. Informações: pireneusvinhos@gmail.com

Vinícola Serra das Galés
Localizada no município de Paraúna, a vinícola Serra das Galés é a responsável pela produção dos vinhos Cálice de Pedra rosado, branco e tinto, elaborados a partir de variedades das uvas Isabel, Violeta, Niágara e Lorena. Tanto os vinhos quanto a vinícola fazem homenagem à Pedra do Cálice, principal monumento natural de Paraúna e símbolo da Serra das Galés, localizada no município.
É possível visitar tanto a fábrica quanto a vinícola (o período ideal para conhecer a plantação são os meses de junho e julho, período das uvas), basta fazer agendamento prévio. Não é cobrada taxa e as visitas recebem até 35 pessoas. Na foto abaixo Valdir Cristofoli, gerente da Serra das Gales. Para visitar a plantação, é preciso ir de transporte próprio, já que ela fica a 40km da fábrica.
Vinícola Serra das Galés – Rodovia GO 320, s/n, km 1 – Setor Ponte de Pedra, Paraúna – GO – Informações: (64) 3556-1000
Fazenda & Vinícola Jabuticabal
A história da Fazenda & Vinícola Jabuticabal é antiga: em 1947, após a Segunda Guerra Mundial, Antônio Batista da Silva plantou os primeiros pés de jabuticaba na área que daria origem à vinícola. Mas, foi apenas em 2000 que a fazenda deu início ao processo de industrialização da jabuticaba, dando início às atividades da vinícola, e assim, produzindo fermentados e cachaça de jabuticaba. A fazenda é uma das maiores produtoras de jabuticaba do Brasil e do mundo, com mais de 38 mil pés, e é a única a aproveitar o fruto e transforma-lo em produtos industrializados, como o Javine, fermentado tinto produzido com jabuticaba, com 11% de teor alcoólico; e a Aguardente, cachaça derivada da destilação da casca da fruta. Na foto abaixo uma avenida com jaboticabeiras.
O espaço está aberto à visitação do público nos períodos de safra, que têm início em setembro. Na época, é possível passar o dia por lá e comer quantas jabuticabas puder. É permitido levar comida pronta e bebida para fazer piquenique às sombras das frondosas árvores. Vale tomar também um bom banho no Rio Dourado que conta com uma prainha de areia bem convidativa.
Fazenda & Vinícola Jabuticabal – Rodovia GO-319, KM 18, Distrito de Nova Fátima, Hidrolândia – GO – Informações: (62) 3505-9576
Vinícola Goiás
Conhecer a Vinícola Goiás é como dar um passeio pelas grandes colônias italianas aqui no centro-oeste e ser transportado no tempo e no espaço. Pioneiros no projeto do enoturismo no estado, a vinícola tem instalações, roteiros e paisagismo projetados especialmente para promover uma experiência única para os visitantes. Criada em 1998, a vinícola produz o suco natural Dell Nonno, elaborado com uvas Bordô e Isabel, sem aditivos químicos e conservantes na composição. A vinícola também comercializa uvas e geleias. Para conhecer, basta agendar uma visita por telefone.
 
Vinícola Goiás – Rua 1, s/n, Jardim Esmeralda, Itaberaí – GO – Informações: (62) 9934-4231
(*) “Curta Mais” é um portal de informações sobre Goias e uma plataforma multicanais de informações sobre serviços de utilidade para quem mora ou visita sua capital, Goiania e tem todos os direitos sobre esta reportagem que reproduzimos. Conheça o portal em http://www.curtamais.com.br/goiania/sobre-nos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *