Cambados, na Galícia, Espanha, é a Cidade Europeia do Vinho 2017: conheça seu patrimônio cultural, história e seus vinhos Alvarinho da D.O. Rias Baixas

Tempo de leitura: 2 minutos

capa- cambados, capital

Por Rogerio Ruschel (*)

Cambados, cidade da Galícia, Espanha, município turístico integrante da Denominação de Origem DO Rias Baixas e da Rota do Vinho Alvarinho foi eleita Cidade Europeia da Vinho 2017. O anúncio foi feito no evento de gala da Rede Europeia de Cidades do Vinho (Recevin), realizada na Cidade Europeia do Vinho 2012, Palmela (Portugal), dia 4 de Novembro de 2016. Na foto abaixo o conselho da Recevin, sob o comando do presidente José Calixto, faz a análise das quatro candidaturas.

diretoria trabahando

Pelo acordo entre as entidades associadas que formam a Recevin (rede de produtores e de cerca de 800 cidades vinícolas de Áustria, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Eslovénia, Espanha e Portugal), este ano a escolha recairia sobre uma cidade espanhola e Cambados venceu a concorrência pesada com três cidades finalistas, com forte tradição na vinicultura: Aranda del Duero, Villafranca del Penedés e La Palma del Condado. O projeto vencedor de Cambados, apresentado pela prefeita Fatima Abal, o conselheiro de Enoturismo José Ramón Abal e o gerente da Mancomunidade do Salnés, Ramón Guinarte, inclui a realização de cerca de 80 atividades de enoturismo em 2017, que você vai conhecer aqui em breve.

cambados city

Cambados vai suceder as cidades italianas de Conegliano & Valdobbiadene, Cidades Europeias do Vinho 2016. Cambados é uma cidade litorânea e portuária com 13.500 habitantes na Provincia de Pontevedra, noroeste da Espanha, próxima da fronteira com Portugal (190 Kms da cidade de Porto) que atrai turistas por suas belezas naturais, patrimônio histórico, esportes de natureza e por seus vinhos brancos Albariño (Alvarinho em Portugal), que harmonizam perfeitamente com o grande destaque da gastronomia da região: os frutos do mar vendidos especialmente no Mercado de la Plaza.

O Congresso teve o apoio dos Concelhos de Castelo de Viana (Portugal) e Cambados (Espanha), além da Xunta de Galizia. Na foto abaixo a prefeita Fatima Abal, ao centro, está co-presidindo a mesa do evento, ao lado de dirigentes da Aenotur.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Visitei a cidade, o litoral e o porto (fotos acima), o Conjunto Historico de Cambados que inclui a adega-monumento Palacio de Feniñanes, visitei bodegas e vi uma coisa rara: o resultado do trabalho da maré que sobre e desce em um vinhedo da Bodega Lagar da Costa (fotos abaixo).

loja em cambados2 loja em cambados3 RR no Lagar da Costa

Visitei várias lojas especializadas (fotos acima) e degustei vinhos da centanária Bodega Pazo Baión com seus vinhedos fantásticos e sede com arquitetura arte deco (fotos abaixo; na foto do grupo visitante, a prefeita Fatima Abal está na frente, de roupa amarela).

bodega paco baion

Visitei e degustei alvarinhos de exportação também na extraordinária adega Martin Codax, uma das mais bonitas e bem organizadas para o turismo que já conheci – veja as fotos abaixo.codax 1 codax 2

Mas principalmente aproveite para relaxar, passear pela cidade e região e comer os famosos frutos do mar acompanhado do badalado vinho Alvarinho. Brindo a esta sua experiência!

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas a partir de São Paulo, Brasil, mas gosta de vinhos alvarinhos, turismo de qualidade e de beber com amigos de qualquer lugar do mundo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *