Uma atração inesperada no Porto, Portugal, o Melhor Destino Europeu de 2017: o Carrossel da Praça da Batalha e seus duendes, anões e bichos coloridos

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, a valorosa (e maravilhosa) cidade de Porto, em Portugal, acaba de ser eleita o Melhor Destino Turístico da Europa 2017. Para homenageá-la vou publicar fotos que normalmente ninguém publica porque não é uma atração turística que conste dos guias de Porto, mas que quase sempre sensibiliza as pessoas, especialmente famílias com filhos pequenos: um carroussel animado e colorido girando, cheio de luzes e de crianças felizes.

Coleciono fotos de carrousseis porque os considero pequenas obras de arte da cultura popular e às vezes escrevo sobre eles para relembrar o lado criança que todos nós temos – e que espero que os lêem In Vino Viajas ainda o tenham. Pois é, então conheça os duendes, animais e seres coloridos do carroussel que fica na frente da Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha, na cidade de Porto.

Carrosséis são antigas criações de lazer popular e existem em praticamente todos os continentes. São conhecidos por carrousel em francês, carosello ou giostra em italiano; carosella em espanhol e merry-go-round em ingles. Alguns deles, bastante antigos, são guardados como obras de arte e até mesmo tombados como patrimônio.

Apenas como curiosidade, veja três coisas curiosas sobre carrosséis que descobri: 1) o primeiro registro da existência de um carrossel destes é um baixo-relevo bizantino com cerca de 500 anos Antes de Cristo; 2) carrosséis foram utilizados como parte do treinamento de soldados das cavalarias turca e árabe no século XII; e 3) na Europa os carrosséis giram no sentido horário e nos Estados Unidos eles andam quase sempre no sentido anti-horário; isto como cultura inútil é simplesmente maravilhoso, não?

Os mais antigos carrousséis na Europa datam do século XVI e eram utilizados para enfeitar palácios e áreas imperiais ou entreter convidados em eventos da corte como casamentos, ou recepções a visitantes de outros paises. Quer dizer, até os muito ricos gostavam de carrousséis.

Mas antes de terminar quero completar a informação: Porto foi eleita o Melhor Destino Turístico da Europa 2017 pelo concurso da organização European Best Destinations. Esta é a terceira vez, depois de 2012 e 2014 e Porto recebeu mais de 135.000 votos de internautas de todo mundo, ultrapassando Milão, Gdansk, Barcelona, Paris, Madri, Roma, Florença e outras. Inclusive o meu.

Veja alguns carrousséis da minha “coleção” em Florença, Itália – http://www.invinoviajas.com/2013/04/cultura-arte-e-alegria-num-carrossel-de/ e e em Lyon, na França, – http://www.invinoviajas.com/2013/07/o-historico-carroussel-da-praca-da/

(*) Rogerio Ruschel é editor de In Vino Viajas em São Paulo, Brasil, e coleciona experiências turísticas, gastronômicas, culturais e carrosséis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *