Embarque na alegria do Dia do Vinho 2017: são 15 dias de diversão em centenas de atividades no Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil.

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel

Meu caro leitor ou leitora, aproveite esta uma oportunidade para fazer turismo e enriquecer sua adega: o Dia do Vinho 2017, a ser realizado de 19 de maio a 4 de junho. Criado no Rio Grande do Sul em 2003, o Dia do Vinho no Brasil vem crescendo em qualidade e expansão geográfica a cada ano e em 2017 chegará a mais duas regiões produtoras do Brasil: o Vale Central, no Rio Grande do Sul, onde estão os municípios de Santa Maria, São João do Polêsine, Itaara e Silveira Martins – e ao Vale do Rio São Francisco, na divisa entre os estados de Bahia e Pernambuco. Na foto acima, visitantes se divertem em vinhdeo de Flores da Cunha.

O Dia do Vinho já pode ser considerado nacional. Em 2016 mobilizou mais de 45 mil pessoas que participaram de cerca de 300 atividades em três grandes polos de enogastronomia e turismo no Sul e Sudeste: região da Uva e Vinho da Serra Gaúcha, a Campanha Gaúcha, e o Roteiro de São Roque em São Paulo. A rede hoteleira da região da Uva e do Vinho, na serra gaúcha, por exemplo, registrou ocupação superior a 90% nos três finais de semana do evento. Na foto abaixo, amigas cuurtem um pique-nique em vinhedo de Bento Gonçalves.

Para este ano de 2017 estão previstas centenas de atividades durante o período que vai de 19 de maio a 4 de junho e o tem é Duas semanas para celebrar grandes momentos. “Mais do que um evento, o Dia do Vinho é uma grande programação, integrando municípios e empreendimentos de gastronomia, hospedagem, turismo e vinícolas, a maioria deles familiares, para apresentar ao público algumas das melhores atrações enoturísticas que podem ser aproveitadas o ano inteiro nestas regiões”, explica o presidente do Segh Uva e Vinho, João Leidens, um dos realizadores, ao lado do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação do Rio Grande do Sul (Seapi-RS). Na foto abaixo detalhe da culinária de São Roque.

O presidente do Ibravin, Dirceu Scottá, lembra outro aspecto importante: “Além de tudo, 2017 é um ano para se comemorar a safra espetacular que tivemos, com qualidade e fartura, aproveitando para descobrir essa riqueza de características de cada região que é o melhor do Brasil. Na foto abaixo, um vinhedo no Vale do Rio São Francisco.

A programação completa do Dia do Vinho 2017 está disponível no site www.diadovinho.com.br. As ações, novidades, informações e respostas do próprio público serão marcadas nas redes sociais com a hashtag #diadovinho2017. O Dia do Vinho está nas redes sociais em facebook.com/diadovinho e instagram.com/diadovinho2017.

E por falar em Dia do Vinho: neste ano de 2017 será comemorado pela primeira vez o Dia do Vinho na Espanha. Será no dia 20 de Maio e a proposta é que em 25 regiões vinícolas com Denominações de Origem, em determinado momento milhares de pessoas façam um brinde simultâneo, o primeiro na Espanha. Os organizadores pretendem que seja uma jornada festiva, popular e participativa, uma festa como só o vinho pode propor. Lembro que, segundo a ACEVIN – a associação das cidades do vinho da Espanha – em 2016 cerca de 42.100 vinícolas receberam 2,7 milhões de visitantes, mobilizando 54, 2 milhões de Euros e gerando 50.000 postos de trabalho em 2016 (ACEVIN).

Brindo a isso esperando ver esta pujança no nosso Brasil.

Fonte do texto e fotos: Assessoria de imprensa do Dia do Vinho

3 Comentários


  1. Estou me formando em Enologia…gostaria muito de participar deste evento!!!

    Responder

  2. Estou me formando em Enologia…gostaria muito de participar deste evento!!!aguardo emails!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *