Roteiro leva brasileiros a Portugal para concertos de obras de Scarlatti com a pianista Pnina Becher harmonizados com vinhos Reserva em locais espetaculares

Tempo de leitura: 5 minutos

Por Rogerio Ruschel

Estimado leitor ou leitora, se você procura turismo de excelência e vinho de qualidade, em um lugar que está na moda, aqui está uma oportunidade; na verdade quatro oportunidades no evento “Piano Reserva – a Scarlatti Soirée”, em Portugal. Imagine só: hospedar-se no famoso Hotel Palácio Estoril, o hotel mais luxuoso da Costa de Estoril e Cascais, para assistir a um concerto exclusivo das sonatas barrocas do italiano Domenico Scarlatti interpretadas pela pianista Pnina Becher, harmonizando tudo isso com alguns dos vinhos mais expressivos de Portugal! Excelência de verdade.

Pois essa oportunidade pode ser aproveitada também em outros três locais privilegiados de Portugal: o Barons’ Hall, um antigo armazém de Vinho do Porto da Real Companhia Velha em Vila Nova de Gaia, agora explorado pelo Hotel The Yeatman, com a melhor vista para cidade do Porto, um Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco (foto abaixo); o magnífico Penina Golf Resort do Algarve com seus seis restaurantes e o Henry Cotton Championship Course, um dos melhores campos de golfe da Europa; e na Pousada Rainha Santa Isabel, no Alentejo, um receptivo de luxo dentro do castelo de Estremoz, uma propriedade construída por D. Dinis para a Rainha Santa Isabel no século XIII.

Estes concertos harmonizados com vinhos reserva são o ponto alto de dois roteiros de alto nível criados por uma especialista em enoturismo e excelência, Susanna Toca, fundadora e diretora da DOC DMC, Services Events and Wine e da Winelands Portugal. Austríaca de nascimento e portuguesa de coração, Susanna Toca, uma empresária de turismo em Portugal há mais de 20 anos, percebeu as sutis e históricas relações do compositor com a pianista, com Portugal e o Brasil e criou estes roteiros.

Eu explico. O compositor e maestro italiano Giuseppe Domenico Scarlatti (imagem acima), considerado um dos grandes mestres da música barroca, morou cerca de 10 anos em Lisboa, para onde foi em 1720 ensinar música à princesa portuguesa Maria Bárbara de Bragança, filha de João V, que foi Princesa do Brasil e mais tarde seria Rainha da Espanha (imagem abaixo). Anos mais tarde, em 1733, Scarlatti se mudou para Madri para acompanhar a ex-princesa portuguesa Maria Bárbara, sua ex-aluna e admiradora, que então já se casara com o Príncipe Herdeiro de Espanha, Fernando VI se tornando Rainha da Espanha. O compositor assumiu o cargo de maestro de música da Corte e permaneceu na Espanha por cerca de vinte e cinco anos – país onde nasceram cinco de seus filhos e mais de quinhentas sonatas para teclado, sua contribuição mais importante para a música universal.

E é exatamente parte deste trabalho que será relembrado pela pianista norte-americana de origem israelense Pnina Becher (foto abaixo) considerada uma das mais habilidosas pianistas do mundo, e que por causa disso recebeu o titulo de “artista Steinway”. O crítico Tjako Fennema assim comentou um concerto “Piano Reserva – a Scarlatti Soirée” realizado, na Holanda: “Todas as sonatas de Scarlatti, as quais poucas se prolongam mais que alguns minutos, são jóias únicas e de originalidade excepcional. Mesmo tendo sido pensadas para clavicórdio, bons pianistas também podem se deleitar com suas notas, como o fez Pnina Becher em tres memoráveis noites na Catedral Grote Kerk.”

Mas o charme dos roteiros “Piano Reserva – a Scarlatti Soirée” em Portugal terão ainda ainda mais exclusividade: todos os espetáculos serão harmonizados com vinhos reserva, ou como os portugueses chamam, de alta gama. Susanna explica: “Cada concerto é dividido em cinco etapas musicais, acompanhadas por cinco vinhos de caracteres diferentes, criando-se desta forma um ambiente para lembrar a história do século XVIII, possibilitando o casamento perfeito entre a música e os melhores Reservas portugueses. O programa entregue aos hóspedes de cada concerto, junto com a relação das peças a serem tocadas, indicará os vinhos que serão apresentados com cada set de sonatas.” Abaixo, o Hotel Palácio Estoril, local de um dos concertos.

Susanna Tocca – pioneira entre as empresas de Enoturismo e realizadora, em 2011, do primeiro congresso deste segmento em Portugal – informa: “A série “Piano Reserva – a Scarlatti Soirée” surgiu do desejo da artista em levar à sua audiência numa viagem às noites musicais cheias de glamour dos tempos passados, nas quais as luzes ainda eram de vela, as espaçosas mesas estavam cobertas com nobres toalhas e os vinhos eram degustados ao som das composições que conquistaram as cortes da realeza europeia.” Pois é isso que você vai encontrar: turismo com sangue azul. Na foto abaixo, a entrada da Pousada Rainha Santa Isabel, no castelo de Estremoz, outro dos locais dos concertos.

Brasileiros terão atendimento personalizado no Brasil e em Portugal e podem escolher entre dois roteiros que visitam as mais atraentes atrações turísticas. O Roteiro 1, de 8 a 15 de Novembro inclui dois concertos nos dias 10 de Novembro na Pousada de Estremoz, Alentejo e 11 de Novembro no Penina Golf Resort, Algarve. Já o Roteiro 2, de 15 a 22 de novembro, inclui os concertos de 17 de Novembro no Baron’s Hall by The Yeatman, no Porto e o do dia 18 de Novembro no Hotel Palacio Estoril, Lisboa.

Para mais informações acesse o site www.winlands.pt ou entre em contato com Susanna Tocca em Lisboa (Susanna.tocca@doc-dmc.com, fones +351-218 680 847 e telemóvel 964 069 832) ou Fabiane Schlindwein Heilser, diretora em São Paulo, pelo e-mail fheisler@excelenciadeportugal.com ou celular 011-9-8992-1007 – estas senhoras da foto acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *