Conheça a Rota Turística Via Orgânica, de Garibaldi, na Serra Gaúcha, a primeira e única deste tipo no Brasil – e que já está ganhando prêmios.

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel (*)

Meu prezado leitor ou leitora, mais uma dica de roteiro de turismo de qualidade, feito para pessoas de bom gosto: a Rota Turística Via Orgânica, a única deste tipo no Brasil, inserida no Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha. A rota é a mais recente iniciativa da Secretaria de Turismo de Garibaldi – a capital brasileira dos espumantes – e complementa a oferta de atrativos que incluem a Estrada do Sabor, passeios no trem Maria Fumaça, roteiros religiosos, de compras e outros como um que tem foco no mundo do cinema (Garibaldi foi cenário de diversos filmes e programas de TV), além, é claro, de roteiros ligados a vinhos. Na abertura está uma foto do vinhedo da Familia Boroto, e abaixo um mapa esquemático.

Pois menos de um ano depois de lançada, a rota turística já está ganhando prêmios. A 16ª edição do Prêmio Gestor Público, iniciativa que destaca os melhores projetos realizados por municípios do Rio Grande do Sul em vários segmentos, premiou o projeto Rota Turística Via Orgânica com o troféu máximo na Categoria Turismo. Na foto abaixo, a Econatura.

Segundo os criadores, “a proposta do roteiro de turismo rural é valorizar o estilo de vida que alia o alimento à saúde, à sustentabilidade ambiental, social e cultural através da visitação a propriedades orgânicas certificadas com produção agroecológica e artisanal”. O turista que quer fugir do estresse encontra belas paisagens, tem contato direto com a simplicidade e a experiência das pessoas acolhedoras que produzem e preparam os alimentos. Ivane Fávero, presidente da Aenotur – Associação Internacional de Enoturismo e uma liderança do Movimento Slow Food, era secretária de turismo da cidade na época em que o projeto foi gestado e lançado. Mais uma vez, Garibaldi acertou no alvo. Na foto abaixo um dos salões do Valle Rustico, restaurante com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia criados pelo jovem e talentoso chef Rodrigo Bellora.
Integram a Via Orgânica dez estabelecimentos que neste momento inicial funcionam sob agendamento. São eles:

· Arte da Vinha. Produção de vinhos naturais por meio de métodos de vinificação ancestral. Cooperativa Vinícola Garibaldi. Presente na lista dos cem melhores vinhos do mundo, a Cooperativa aposta na produção orgânica, com suco de uva e vinho.
· Econatura. Produz suco de uva, vinagres de vinho tinto, balsâmico e balsâmico envelhecido, óleo de semente de uva, farinha da semente e da casca de uva, todos orgânicos.

· Família Boroto. A família dedica-se à elaboração de espumante orgânico e a produção de chocolates artesanais.
· Família Mariani. Compartilhando conhecimentos de agroecologia, a família mostra as videiras centenárias, a produção orgânica e a agroindústria – Foto acima.
· Morro São Francisco. O visitante pode experimentar um café colonial ao ar livre: pão de forno, geleias, sucos, sobremesas e outras delícias – tudo preparado pelas mãos da família. Foto abaixo.
· Sabor Ecológico. Loja especializada em produtos naturais e orgânicos. Muitos dos alimentos são cultivados pelos proprietários.
· Sítio Crescer. Possui Hostel (hospedagem compartilhada), em uma construção sustentável. Oferece local para eventos, sitiotur entre cascatas com educação ambiental e espaços para espiritualidade;
· Sítio do Celo. Com uma paisagem silvestre, o local possui diversas plantas nativas e frutas exóticas. Há presença de animais de raça pouco conhecida, como as ovelhas Santa Inês.
· Valle Rustico. Com conceitos de enogastronomia e ecogastronomia trabalhados pelo chef Rodrigo Bellora, a refeição é preparada para se apreciar em etapas.

As visitas devem ser agendadas; saiba mais aqui: http://turismo.garibaldi.rs.gov.br/rotas-atrativos/via-organica

Fotos da Slovinscky Fotografias

Conheça a Estrada Do Sabor aqui: http://www.invinoviajas.com/2016/07/conheca-dona-odete-chefe-de-uma-familia/

Conheça o passeio do trem Maria Fumaça aqui:http://www.invinoviajas.com/2016/07/conheca-maria-fumaca-do-vale-dos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *