Aproveite a Vindima 2018 no Vale dos Vinhedos para conhecer dezenas de atrações em Garibaldi, na Serra Gaúcha

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel

Meu caro leitor ou leitora, agora você tem mais um motivo para conhecer Garibaldi, na Serra Gaúcha: a temporada de colheita de uvas no Vale dos Vinhedos 2018. Passei a virada do Ano Novo por lá e posso garantir que na região existem mais de 100 razões e atrações para você turismo em uma região tranquila, bonita, segura e diferenciada.

A programação oficial da Vindima 2018 da Aprovale – Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos – que inclui três municípios da Serra Gaúcha, Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul – cobre o período de 18 de janeiro a 18 de março de 2018, veja aqui: https://valedosvinhedos.wordpress.com/vindima2018/Mas muitas outras atividades estão disponíveis na região durante o período e muitas delas não precisa agendar. Vários roteiros podem ser percorridos no Vale dos Vinhedos; alguns se cruzam e se sobrepõe, de maneira que você pode pegar o seu carro e simplesmente viajar em pequenas estradas charmosas com ótima infra-estrutura de receptivo. Nas fotos acima e abaixo, detalhes da a Osteria della Colombina.

Nesta reportagem vamos percorrer os caminhos de Garibaldi, onde você pode conhecer a Estrada do Sabor, a Rota dos Espumantes e roteiros como o Passadas, que conhece a arquitetura da cidade (escolhida frequentemente como cenário de filmes e de series de televisão); um roteiro da fé, que inclui igrejas, conventos, ermidas e capelinhas, e um roteiro de Compras.

Garibaldi é a capital dos Vinhos Espumantes do Brasil e a cidade tem vinicolas de qualidade como Peterlongo, Cooperativa Garibaldi, Don Laurindo e Chandon e hoteis como o ótimo Casacurta. Além do turismo dos roteiros, tem a beleza natural de vinhedos e da mata nativa que apresenta cachoeiras como a da foto abaixo.

O grande destaque é mesmo a Estrada do Sabor, que reúne cinco famílias com restaurantes e produção de vinhos como a Osteria della Colombina, da familia de Odete Lazzari e suas quatro filhas, reconhecida no Brasil como exemplo de Turismo Rural na Agricultura Familiar. Na foto abaixo na minha segunda visita, em janeiro de 2018, com Dona Odete, minha mulher e o pesquisador e professor Vander Valduga e sua mulher Lea.Veja o que escrevi sobre isso em http://www.invinoviajas.com/2016/07/conheca-dona-odete-chefe-de-uma-familia/

O roteiro mais recente é a Via Orgânica (acima), que reúne dez estabelecimentos sob agendamento. São eles a Arte da Vinha (vinhos naturais produzidos com vinificação ancestral pela Cooperativa Vinícola Garibaldi); Econatura (suco, vinagres e óleos de semente de uvas); Família Boroto (espumantes orgânicos e chocolates artesanais); Família Mariani (agroecologia e agroindústria); Morro São Francisco (café colonial ao ar livre – veja foto abaixo); Sabor Ecológico (loja de produtos naturais e orgânicos); Sítio Crescer (hostel e local para eventos); Sítio do Celo (animais e plantas) e Valle Rustico (ecogastronomia do chef Rodrigo Bellora). Saiba mais aqui:http://www.invinoviajas.com/2017/11/conheca-a-rota-turistica-via-organica-de-garibaldi-na-serra-gaucha-a-primeira-e-unica-deste-tipo-no-brasil-e-que-ja-esta-ganhando-premios/

Outra atividade bem bacana em Garibaldi é o pacote da Giordani Turismo: o passeio no trem Maria Fumaça (acima) e a Epopeia Italiana. A Epopeia é um espetáculo com personagens, som e luz que conta a saga da imigração italiana ao Brasil. A Maria Fumaça é um trem quase secular que opera uma linha ferroviária com 23 quilômetros que atravessa o Vale dos Vinhedos, com muita aventura e alegria a bordo.

O trem passa pela estação de Garibaldi (foto acima) que, junto com o trem serviu de cenário para o longa metragem “O Filme da Minha Vida”, dirigido e estrelado por Selton Mello. Para saber mais clique aqui: http://www.invinoviajas.com/2016/07/conheca-maria-fumaca-do-vale-dos/

Aproveite o período de férias e visite Garibaldi e o Vale dos Viunhedos.

Eu recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *