Artistas plásticos e de webdesign podem ser atração turística em São Paulo e Portugal; as inscrições estão abertas, veja como se candidatar

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel

Estimado leitor ou leitora, artistas, compositores e poetas são porta-vozes de uma cultura que evolui, expedicionários de transformações estéticas, guerreiros das mudanças. Se você é um(a) artista ou tem amigos que produzem arte, aqui estão duas oportunidades de mostrar seu trabalho como atração turística: a 7ª. Expo Artistas Plásticos Paulistas, na capital paulista e a Lethes Art 2018, projeto artístico urbanistico de Ponte de Lima, cidade da região do Minho, no norte de Portugal. Os artistas paulistanos osgemeos (na foto acima) hoje criam atrações internacionais invadindo as ruas de todo o mundo.

Visibilidade em São Paulo

Segundo a Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico – AMITur, os artistas plásticos do Estado de São Paulo podem representar as cidades  onde residem ou onde nasceram. Acima, ilustração de Lazaro Lucio Junior – ZupiDesign. Participando do 7ª. Expo Artistas Plásticos Paulistas, mostra na capital paulista que se realizará juntamente com o Salão São Paulo de Turismo, nos dias 19, 20 e 21 de junho próximo, artistas podem projetar seu trabalho individualmente e ao mesmo tempo ajudar a promover a cidade que representam.

Como reitera o boletim da AMITur, “Seria uma maneira de unir o útil ao agradável. Assim procedendo, as cidades divulgam o Artista e o Artista divulga a sua cidade. Não há custo algum para as prefeituras ou para os artistas e as fichas de Adesão podem ser pedidas para a AMITur (amitur.sp@uol.com.br). O Estado de São Paulo tem 645 cidades e se esta boa ideia da Amitur recebesse adesão adequada, esta exposição poderia até mesmo tere vida própria.

Por outro lado o projeto da Amitur não prevê a exposição da obra na cidade do(s) artista(s), mas isso não é dificil de se realizar, na maioria das vezes é necessário apenas um pouco de boa vontade e alguém que coordene na cidade. Um bom modelo é o que é realizado na pequena cidade de Ponte de Lima, em Portugal, veja a seguir.

Visibilidade em Portugal

Ponte de Lima é uma pequena, charmosa e turística cidade na região do Minho, no Norte de Portugal, não muito longe da fronteira com a Espanha, e é conhecida como a capital portuguesa dos jardins e grande produtora dos conhecidos Vinhos Verdes. Aliás, a partir do dia 4/3/2018 – quando comemora aniversário – sediará o capitulo português do Projeto Iter Vitis, Rota Cultural dos Caminhos da Vinha na Europa, sob o comando da ativa AMPV – Associação dos Municipios Portugueses do Vinho. Na cidade – que fica no Caminho Português de Santiago de Compostela – conheci o Museu do Brinquedo Português e o badalado internacionalmente Concurso Inernacional de Jardins. Pois Ponte de Lima está convidando artistas para a edição 2018 do projeto artístico Lethes Art, que vai exibir obras de arte em diversos edifícios e locais de exposição da vila, entre 1 de julho e 30 de setembro 2018 – veja o cartaz promocional abaixo.

O tema desta ano é ‘Cartografia de Culturas’ e os artistas interessados podem submeter candidaturas em diversas áreas: Arquitetura, Cerâmica, Desenho, Escultura, Fotografia, Ilustração, Instalação de Arte, Livro de Artista, Pintura, Poesia, Vídeo, Computer Art, Land Art, Projection Art, Sound Sculpture. Na foto abaixo, a avenida 5 de outubro, que faz parte do Caminho Português para Santiago de Compostela.

O artista inscreve sua proposta e o lugar da cidade onde pretende exibi-la, para ser avaliada por uma comissão; se for aprovada ele deverá enviar a obra de arte com orientações de montagem (ou ir pessoalmente a Portugal montá-la). Ao fim do periodo de exposição – que é a alta temporadfa turística entre 1 de julho e 30 de setembro 2018 – a obra deverá ser retirada ou ser doada ao municipio. Mas aqui tem uma noticia melhor ainda: o artista pode se candatar a uma bolsa que oferece vários beneficios. A escultura abaixo, onde estou com com figuras de um rancho folclórico, está na beira do rio Lima.

Conheça o projeto Lethes Art  2018 em http://www.lethesartpontedelima.com/lethesart-2018 e faça sua candidatura até o dia 7 de abril.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *