Vinhos de Rioja, Espanha, relembram seus valores sociais e culturais com a campanha global “Saber quién eres”

Tempo de leitura: 1 minuto

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora, no marketing de vinhos temos que aprender com quem sabe e toma decisões profissionais. E aqui está uma oportunidade de aprender. A região vinícola de Rioja, através da sua Denominação de Origem definiu um posicionamento mercadológico global, uma estratégia de ação, uma verba de 2 milhões de Euros e vai aos principais mercados-alvo de seus vinhos lembrar os consumidores que não se esqueçam quais são os valores dos vinhos Rioja e mantenham sua preferência e fidelidade por eles.

A nova mensagem global de Rioja está focada no slogan “Lembre quem é você” (“Saber quién eres” no original) começou a ser veiculada no fim de setembro de 2018, incluindo comerciais na televisão, vai veicular em 11 países-alvo e é baseado em um manifesto que sublinha a importância de ser fiel a si mesmo e ter uma (boa) escolha. A campanha apela para o amor próprios dos espanhóis fora e dentro da Espanha com a pergunta “Será que sou fiel a meus princípios não escolhendo um bom vinho espanhol?”

Segundo os criadores, “Lembre quem você é” é um conceito polissêmico que define a identidade e origem de Rioja e seus produtores de vinho e viticultores e reforça a personalidade do consumidor que o escolhe. Os atributos da marca, tradição, diversidade e origem serviram para inspirar as diferentes peças gráficas e audiovisuais que moldam a campanha de promoção global. A peça foi produzida pelas agências de publicidade Shackleton e Havas Group – Proximia, e o orçamento total para a Espanha é de cerca de 2 milhões de euros, dos quais 45% vão para a televisão.

Um dia vamos ter que trocar o lobby politico pelo marketing para reconquistar nosso mercado tomado por vinhos estrangeiros. Exemplos como esse de Rioja podem servir de reflexão; quando será que vamos ter a alegria de ver isso no Brasil?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *