Os “caipiras” contra-atacam: chegou o primeiro livro brasileiro sobre marketing para produtos locais, com Identidade Territorial

Tempo de leitura: 1 minuto

Por Rogerio Ruschel

Meu caro leitor ou leitora, já está no mercado um livro de minha autoria que a Editora Senac São Paulo publicou sobre marketing para produtos a partir da identidade territorial. Se chama “O valor global do produto local – a identidade territorial como estratégia de marketing”. É um livro que valoriza os produtos locais, típicos, brasileiros, os chamados “caipiras”; que são produzidos por cadeias produtivas de base local, sustentáveis.

É o primeiro livro brasileiro sobre como usar os valores da identidade territorial de um produto (um queijo ou doce, ou artesanato, ou fruta) ou um serviço (como o turismo) como base de uma estratégia de marketing de valor local e global. A ideia é ajudar empreendedores que estão fora das grandes cidades, produtores rurais, agricultores, comericantes e industriais, grupos de slow-food que estão nos quatro cantos do Brasil dando duro, nadando contra a corrente, achando que não podem competir com produtos globais.

Acho que produtos brasileiros, pequenos, locais e “caipiras” precisam aprender com as multinacionais de sucesso a pensar grande para serem globais.

O livro tem muitos casos reais e depoimentos exclusivos de especialistas do Brasil, Portugal, Espanha e Itália que venho recolhendo nos últimos cinco anos para publicar no meu blogue “In Vino Viajas” que, com este conteúdo tem uma média de 260.000 page-views por mes. Meu livro pode ajudar brasileiros empreendedores da nova geração e seus produtos “caipiras”. Vou fazer palestras, seminários e cursos sobre o assunto que estou agendando pelo fone +55-11-999 743 187.

O livro está disponivel no site da Editora Senac São Paulo:  http://www.editorasenacsp.com.br/portal/produto.do?appAction=vwProdutoDetalhe&idProduto=24087

2 Comentários


  1. Adorei a convergência conceitual… vamos tentar agitar essa novidade.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *