Bodegas Manzanos Haro Wine Park: a Espanha anuncia um gigantesco complexo turístico e cultural do vinho em Rioja

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora, parece que nenhum país na Europa quer perder a corrida do turismo relacionado ao vinho, que está gerando dezenas de milhões de Euros nos países mais atentos. A Espanha anunciou semana passada sua entrada nesta corrida, veja aqui. Entre os grandes projetos, a França tem a Cité du Vin em Bordeaux e Portugal cesta construindo o Mundo do Vinho em Vila Nova de Gaia, Portugal.

O projeto espanhol será implantado em Haro, uma das cidades vinícolas mais importantes da região de Rioja, conhecida também por suas batalhas de rua com vinhos. O investidor é a Bodegas Manzanos, da família Fernández de Manzanos, agora na quinta geração, produtora de vinhos com as marcas Manzanos, Voché, Berceo, Primi Luis Gurpegui, Castillo de Enériz, Siglo, Las Campanas, Castillo de Olite e Pegaso. A adega é a terceira com produtos DO Navarra, e está entre as 10 maiores em vinhos com DOC Rioja.

O projeto se chama Bodegas Manzanos Haro Vinho Park Hotel & Spa ou Wine Park. Consiste na união de 2 prédios históricos com 3 novos: o Palacio de Tejada, um prédio de 1733 de três andares com estilo entre barroco e neoclássico – que vai receber três suites magistrais com 100 m2 cada uma; o prédio antigo da Bodegas Berceo, cuja fundação remonta a 1801, construído no Estilo Bordeaux, com 5 andares e com entradas da Idade Média, e três novos prédios que serão construídos.

No térreo ficará a recepção do hotel, o bar de vinhos, uma loja e uma loja-conceito da Porsche (a família tem revendedores Porsche na Espanha). No primeiro andar estarão um museu do vinho (um espaço de 1.000 m2) que vai reviver a história da Rioja e a tradição vinícola da família Fernández de Manzanos desde 1890, além de um auditório para 150 pessoas. No segundo andar estará um terraço com bar de vinhos com o conceito Food & Drinks, onde o turista poderá desfrutar de tapas e da comida tradicional da região harmonizada com os melhores vinhos da Manzanos.

Nos outros prédios estarão unidades de vinificação para visitas, um sala de degustação multissensorial, um restaurante Chef da Espanha com 2 estrelas Michelin e 27 suites de 90 m2. No terraço no quarto andar estará o “Edifício Spiral”, um edifício de vidro que será um elemento icônico do projeto, com um grande wine-bar e o ponto de partida para um tobogã que vai descer 15 andares. E para completar, o projeto inclui um spa com diferentes tipos de banhos e tratamentos e uma piscina infinita ao ar livre com vista para a Serra da Cantabria e para os vinhedos de Rioja Alta. Chega para você,meu amigo ou amiga?

Sobre o projeto já existente na França: a Cité du Vin é um imenso um museu do vinho na forma de um decanter com 55 m de altura e 14.000 m2 de área, com 19 salas de exposição, que levou 3 anos para ser construído e custou 81 milhões de euros; na verdade desde o início se posicionou como um parque temático e uma cidade do vinho. Além de um amplo programa de eventos, férias, seminários, congressos e mostras, a Cité du Vin (foto abaixo) oferece visitas educacionais, restaurantes, bares e uma adega de vinhos com mais de 14.000 garrafas. Saiba mais aqui: http://www.invinoviajas.com/2016/06/inauguracao-da-cite-du-vin-o-maior/

Já o Mundo do Vinho em Portugal é um grande complexo turístico e educativo com cerca de 30 mil m2 baseado na recuperação de armazéns abandonados no coração do centro histórico de Vila Nova de Gaia, a cidade-espelho de Porto, em Portugal. O investimento de cerca de 100 milhões de Euros no O Mundo do Vinho – World of Wine (WoW) é da The Fladgate Partnership, dona do hotel 6 estrelas The Yeatman e de marcas de vinho do Porto como Taylor’s e Croft. Terá cinco museus temáticos sobre os vinhos portugueses, uma escola de vinhos, 12 espaços de restauração e um espaço para eventos e exposições temporárias. E vai inaugurar em junho de 2020, daqui a um ano. Saiba mais aqui: http://www.invinoviajas.com/2017/08/mundo-do-vinho/

Já publiquei mais de 60 matérias sobre a Espanha, veja aqui: http://www.invinoviajas.com/category/paises/espanha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *