In Vino Viajas bate novo recorde de popularidade na América Latina com 380.826 acessos em Junho de 2019!

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora, graças à sua preferência, meu trabalho de repórter e editor sobre os universos da cultura, do vinho, do turismo e dos produtos com identidade territorial foi plenamente recompensado e bateu novo recorde no mês de junho de 2019: foram 380.825 acessos no mês, ou 12.694 page-views por dia!!!

Trata-se de um novo recorde absoluto: In Vino Viajas se mantém certamente como o mais popular da America Latina nestes segmentos, entre os blogues independentes, que não pertencem a emissoras de TV ou grupos de comunicação, vinícolas ou portais de e-commerce de produtos em geral.

São 7 anos escrevendo religiosamente e com profundo respeito pelo leitor: comecei este trabalho em 2012 com um blog na plataforma Blogspot (o que bateu recorde) e hoje mantenho também um segundo blogue, com o mesmo nome, na plataforma WordPress. Vamos ver alguns números do blogue mais antigo.

Em 29 de maio de 2012 publiquei o primeiro post do meu blogue In Vino Viajas Blogspot: foi sobre uma visita que fiz à Borgonha e à capital desta região vinícola, a alegre, florida e simpática Dijon. De lá para cá publiquei mais de 500 posts – mas não são apenas posts, mas sim reportagens, entrevistas, histórias com começo, meio e fim, com pesquisa de dados e fontes e sempre muito conteúdo.

Pois o post mais acessado ultrapassou 100 mil acessos – para ser exato,– para ser exato, o número de page-views é de surpreendentes 105.166 page-views. É uma matéria publicada em setembro de 2014 sobre um calendário francês feito durante a vindima de 2013 na Domaine Marcel Lapierre, de Morgon, Beaujolais, França, com fotos que mostravam os proprietários, enólogos e funcionários (fixos e temporários) pelados – vamos dizer, discretamente nus. Homens e mulheres semi-nus, nada é de fato mostrado, mas não vou publicar nenhuma foto porque o Facebook fica querendo me tirar do ar, dizendo que é pornografia. Assim, para ver o material acesse http://invinoviajas.blogspot.com/2014/09/calendario-frances-mostra-enologos.html

Na sequência de posts de maior sucesso de público, vem um raciocínio divertido meu, resultado de uma visita a Piazza Armerina, lugarejo na Sicília, Itália que se chama “Corrupção em Piazza Armerina? Mosaicos maravilhosos e uma tese maluca”, publicada em 19/11/2012, com 52.348 acessos.

Uma notícia que sensibilizou muita gente – “Gastronomia de luto: o maior chef do mundo se suicida por ter investido mais de 1 milhão de Euros na compra de vinhos e ser enganado”, publicada em 09/02/2016, vem em terceiro lugar, com 48.392 acessos.

Mas gosto muito do desempenho de uma matéria que escrevicom base em uma palestra que fiz em um Congresso Internacional de turismo na cidade do Porto, Portugal, no final de 2016. Acho que foi uma boia palestra porque depois dela recebi convite para dar algumas aulas na Universidade Portucalense. Trata-se de um artigo que pergunta “Porque a cultura popular brasileira, tão rica no folcore, música, artes, literature e culinária, continua invisivel no turismo?“. A pergunta ainda não tem resposta aceitável. Publicada em 05/01/2017, o artigo já foi lido por 39.694 leitores. Leia aqui: http://invinoviajas.blogspot.com/2017/01/porque-cultura-popular-brasileira-tao.html

Meu caro leitor ou leitora, estou muito feliz com esses resultados. E acho que os leitores gostaram da fórmula, porque até agora estes posts já tiveram um total de 4.569.030 page-views – mais de 4,5 milhões de acessos!

Creio que escrever um blogue deveria ser um exercício para todos que procuram entender o mundo em que vivem e saber o que interessa ou não as pessoas. Muitas matérias que eu particularmente gosto acabam não tendo muita repercussão, enquanto outras, que citam pessoas famosas ou situações curiosas ou ridículas, acabam dando um salto para a frente. Por que isso acontece, nem sempre entendo.

Leio sobre estratégias sobre SEO, truques para aumentar a leitura, mas acabo não praticando muito disso, porque meu objetivo é apenas me divertir. E acho que está dando certo, porque In Vino Viajas é o blogue mais popular do segmento na America Latina, agora com um novo recorde: 380.825 acessos no mês de Junho de 2019.

Vamos brindar a isso?  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *