O futuro das bebidas e as bebidas do futuro são os temas do Simpósio Senac de Bebidas 2019, dia 28 de outubro, em São Paulo

Tempo de leitura: 4 minutos

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora, como definir o valor de uma bebida global e similar a outras de outra, artesanalmente produzida com matérias-primas locais e que tem uma identidade exclusiva? Como podemos agregar valor a bebidas com identidade territorial, caipiras, brasileiras? Como as mudanças nas relações sociais e as novas tecnologias influenciam o consumo de bebidas? Quais os grandes desafios da valorização de bebidas brasileiras? Que novos modelos de negócio estão surgindo no mundo das bebidas e como aproveitar isso? Quais as tendências para o segmento de bebidas que devemos prestar atenção?

Estes são alguns dos temas que profissionais do varejo, restaurantes, bares, de turismo e interessados em geral vão discutir com especialistas, empresários experientes, formadores de opinião e jornalistas dos principais veículos de comunicação do país no segundo Simpósio Senac de Bebidas, no próximo dia 28 de outubro. Será um grande evento, que vai repetir o sucesso do primeiro Simpósio que lotou o Senac Aclimação em 2018.

O Simpósio Senac de Bebidas vai ter uma ampla programação, das 13:00 hs as 21:00 hs do dia 28 de outubro. Estão planejados encontros com autores de livros especializados da Editora Senac, paineis temáticos, palestras com debates e uma Feira de Produtores, com o objetivo de destacar a importância das bebidas no contexto da alimentação, hospitalidade e turismo. Amigo ou amiga, é um dia inteiro para ver e ser visto, compartilhar conhecimentos, atualizar-se com as novidades e fazer networking de qualidade.

Estarei lá compartilhando e aprendendo. Das 13:00 às 13:50 vou participar com outros cinco profissionais da sessão de “Café com os Autores”, conversando sobre e autografando meu livro “O valor global do produto local – a identidade territorial como estratégia de marketing”, publicado em maio e que tem tido muito sucesso. A partir das 14:00 hs vou mediar o primeiro painel da tarde que contará com tres profissionais que estão valorizando a identidade territorial de produtos na prática:

  • Alberto Nascimento, sommelier das Cervejas Colombina, da Cervejaria Goyaz, de Goiania, famosa no Centro-Oeste, que está levando ingredientes do Cerrado como a rapadura Moça Branca, cagaita, murici, pimenta bode, castanha de baru, baunilha do cerrado e outros tesouros do fundo do quintal para consumidores da Europa
  • Evandro Weber, terceira geração no comando da centenária Weber Haus, a mais importante destilaria de cachaça do Rio Grande do Sul, colecionadora de prêmios (já tem mais de 100) e exportadora para Europa e Estados Unidos de cachaças, gins e outros produtos exclusivos a partir de uma pequena (e charmosa) comunidade gaúcha chamada Ivoti;
  • Fabrício Almeida, diretor da ZalaZ, que produz artesanalmente cafés especiais, cervejas, pitaya, feijão, maracujá, mandioca, gado de corte e suínos em Paraisópolis, MG – aliás, foi a primeira fazenda orgânica a ganhar o cobiçado prêmio internacional para cafés especiais Cup of Excellence e obteve a maior pontuação histórica no concurso.

Terei a honra de ser o mediador de um painel com estes profissionais sobre “O Valor da Regionalidade – produtores locais, cultura e turismo”, tema do meu livro que se propõe a agregar valor a produtos com uma identidade exclusiva, local. Como se sabe, a identidade territorial diferencia, qualifica e protege um produto; agrega valor econômico, cultural, político e social a ele, além de valorizar o território no qual é produzido, atraindo turistas, investidores e moradores que buscam qualidade. Pois vamos ver na prática como cervejas, cachaças, sucos, vinhos e outras bebidas vem fazendo isso, no Brasil e, sem perder os valores da essência local, exportando para o consumidores cansado da mesmice industrializada de bebidas similares e sem identidade própria.

E durante todo o dia tem uma Feira Feira de Produtores, onde você vai poder provar, degustar e saborear bebidas e agroalimentos, e conhecer de perto quem está valorizando os tesouros do fundo do quintal.

Veja a programação completa e faça sua inscrição rapidamente porque as vagas são limitadas: https://www.sp.senac.br/senac-eventos/senac-aclimacao/simposio-senac-de-bebidas/5363/946/962/NONE/

Serviço: Simpósio Senac de Bebidas
Local: Senac Aclimação – Rua Pires da Mota, 838 – São Paulo Data: 28/10/2019
Horário: 13:00 às 21:00
Preço: R$ 250,00

T

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *