Mostre seu talento na 13a. edição do concurso internacional de gravuras sobre vinhos da Fundação Vivanco

Tempo de leitura: 3 minutos

Por Rogerio Ruschel, com texto da Fundação Vivanco


Meu estimado leitor ou leitora, acaba está aberta uma boa oportunidade de ganhar 3.000 euros e ter sua obra exposta no mais premiado museu de vinhos do mundo e um dos melhores museus de todas as categorias, o da Fundação Vivanco em Rioja, Espanha. Veja ao fim deste texto outras informações sobre a Fundação Vivanco que é mantida pela Vinícola do mesmo nome, uma das mais premiadas da Espanha: Pedro Vivanco, homenageado com o nome do Prêmio, foi seu fundador e faleceu em 2017.

O Prêmio Internacional de Vinho e Gravura Pedro Vivanco, em sua 13a. edição, é uma co-realização da Fundação Vivanco com a Escola Superior de Design de La Rioja (ESDIR) e aceita inscrições de até duas obras originais até 18 de abril. Veja o regulamento aqui: https://vivancoculturadevino.es/es/

Desde a primeira edição o concurso envolveu o talento de mais de 900 artistas, nacionais e internacionais, que contribuíram com suas extraordinárias visões do mundo do vinho desde 2008 em trabalos onde as técnicas centenárias de gravura e as novas tecnologias moldaram um vinho vital, artístico e contemporâneo.  O júri de especialistas, composto por importantes especialistas em gravura, concederá um Primeiro Prêmio (3.000 euros), um Segundo Prêmio (1.500 euros) e três Menções Honrosas.

Na edição de 2019, 92 obras de 76 artistas de todos os cantos da Espanha e países como Argentina, Romênia e Polônia participaram. Além dos prêmios, é feita uma exposição que vai reunir as 32 gravuras selecionadas entre todas as recebidas no evento, e que é uma referência artística durante o verão no Museu de Cultura do Vinho Vivanco.

Conforme os organizadores, “O objetivo é explorar novas formas de expressar o mundo do vinho: da vinha às frutas, do copo à garrafa, da cultura às lembranças que essa bebida milenar suscita. Um universo enológico ainda mais interessante quando o filtro criativo de cada autor passa e se materializa no local, graças à complexa técnica de gravação. Cada edição é enriquecida com nomes consagrados e novos talentos que reforçam o objetivo de apoiar a gravura como plataforma para a criação contemporânea, a fim de se tornar uma referência no gráfico atual.”

A Fundação Vivanco publicará um catálogo digital com todos os trabalhos em exibição, que estarão disponíveis no site da ESDIR. As estampas vencedoras farão parte da Coleção Vivanco Foundation. O compromisso da Bodegas Vivanco com a arte também se materializará na forma de um rótulo. A Bodegas Vivanco pode escolher impressões (de preferência na horizontal) dentre as apresentadas ao prêmio, independentemente de terem sido concedidas ou não, para uso como imagem de seus vinhos. Os escolhidos farão parte das coleções da Fundação Vivanco. O autor receberá 500 euros e o título da obra e sua autoria serão refletidos no rótulo. Bodegas Vivanco comunicará este prêmio em dezembro de 2020. Só participar deste catálogo já é um show, meu caro leitor ou leitora.

Saiba mais: http://www.invinoviajas.com/2013/12/museu-da-cultura-do-vinho-de-la-rioja/

Saiba mais: http://www.invinoviajas.com/2015/08/conheca-vida-de-baco-uma-belissima/

Saiba mais: http://www.invinoviajas.com/2015/02/8o-concurso-internacional-de-gravuras/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *