Pesquisa vai descobrir a identidade dos queijos artesanais paulistas

Tempo de leitura: 1 minuto

São Paulo tem mais de 200 tipos de queijos artesanais – pesquisa vai descobrir tudo sobre eles.

Quantos tipos de queijos você acredita que sejam produzidos no Estado de São Paulo?  50, 100? A Associação Paulista do Queijo Artesanal (APQA), criada há apenas quatro anos, estima que os 80 associados trabalhem com cerca de 200 tipos diferentes com leite de vaca, búfala, cabra, ovelha ou misto, boa parte feita com receitas trazidas do exterior. Mas, fora os dados da associação e de outras poucas fontes, pouco se sabe sobre a produção paulista, o que dificulta o aprimoramento de leis e a adoção de políticas públicas favoráveis ao setor.

A variedade de queijos artesanais produzidos no Estado de São Paulo é grande e por isso uma pesquisa está sendo feita para mapear o perfil da produção paulista de queijos artesanais. O trabalho, que vai levar cerca de 4 anos, está sendo feito pelo Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) da Universidade de São Paulo (USP), por meio da Rede de Pesquisa em Queijos Artesanais Brasileiros (Repequab). O FoRC é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiado pela FAPESP.

À frente do projeto estão duas pesquisadoras: Gabriela Zampieri Campos e Mariana Medina Medeiros, pós-graduandas que atuam sob a orientação de Uelinton Manoel Pinto, professor do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP, integrante do FoRC e um dos coordenadores da Repequab.

A FoRC fica aqui: https://bv.fapesp.br/pt/auxilios/58574/forc-centro-de-pesquisa-em-alimentos

Os produtores podem acessar o questionário neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdoXM57d9jXT8_kZ3kgAAuT6V9FklwoHIq-pQdEpr42j45IFw/viewform

A informação é da Agência FAPESP. A foto é do Caminho Queijo Artesanal Paulista, que reúne oito produtores de SP. A edição é de Rogerio Ruschel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *