Criação da Ametur – Associação Mundial de Enoturismo abre comemorações do Dia Mundial do Enoturismo 2020

Tempo de leitura: 2 minutos

Evento reuniu lideranças da Europa e America do Sul

Por Rogerio Ruschel

Uma video conferência com base em Torres Vedras, região de Lisboa, no dia 6 de novembro, reuniu lideranças do Enoturismo da Europa e da America do Sul e formalizou a criação da AMETUR – Associação Mundial de Enoturismo, que vai substituir a AENOTUR – Associação Internacional de Enoturismo. Esta substituição havia sido aprovada em Assembleia Geral da Aenotur realizada em 27 de julho de 2019, e foi formalizada agora. A escritura pública de constituição da AMETUR foi registrada e José Arruda, Secretário Geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), Vice Presidente da Iter Vitis Caminhos Culturais da Vinha e do Vinho e ex-vice-presidente da Aenotur, foi formalmente empossado como Presidente.

A data foi escolhida como parte das comemorações do Dia do Enoturismo realizado pela Rede Europeia de Cidades do Vinho – Recevin, desde 2009, no dia 8 de Novembro, como Dia Europeu do Enoturismo. Em 2016, a Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) propôs que o âmbito desta comemoração fosse ampliado em parceria com a Aenotur, e passou a ser comemorado como o Dia Mundial do Enoturismo em vários paises da Europa e da America do Sul, como Brasil, Uruguai, Chile, Argentina, Portugal, Espanha, Itália e França.

Participaram do evento os ex-presidentes da Aenotur Luis Aragunde, de Cambados, Espanha e Ivane Favero, de Garibaldi, Brasil; Angelo Machado, presidente da Associação Rotas do Vinho de Portugal; Jorge Sampaio, da Rota dos Vinhos de Bairrada; Pedro Ribeiro, prefeito de Cartaxo e presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho – AMPV; Enzo Giorgi, dirigente da Associazione Nazionale Cittá del Vino, da Italia; José Calixto, prefeito de Reguengos de Monsaraz e presidente da Recevin – Rede Europeia de Cidades do Vinho; Guillermo Barletta, do Centro de Estudos de Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Universidade Nacional de Cuyo, Uruguai.

No evento transmitido pelo Zoom e pela página de facebook Municípios do Vinho, o presidente já empossado José Arruda convocou os dirigentes e associados da Ametur para participação do Oitavo Congresso Internacional da Ametur antecendo a Va Conferência Mundial de Enoturismo, evento da Organização Mundial do Turismo – OMT, que será realizado em fins de abril de 2021 em Reguengos de Monsaraz, a capital portuguesa dos vinhos.

Dia Mundial do Enoturismo no Brasil

O Dia Mundial do Enoturismo vem crescendo rapidamente: em 2017 foi comemorado em mais de 100 cidades de 14 países em tres continentes. O mesmo acontece no Brasil, com destaque para a Rota dos Espumantes, em Garibaldi, Rio Grande do Sul, criada em 2011. Naquele ano, a rota contabilizou a visita de 63.328 visitantes, número que saltou para 111.767 quatro anos depois – e em 2019 mais de 194 mil visitantes. A Cooperativa Vinícola Garibaldi foi responsável por 70% da visitação total à Rota dos Espumantes e promote retornar com toda a força com o fim da pandemia do Covid-19.

2 Comentários


    1. Olá Daniel. Vou entrar em contato com a diretoria eleita e encaminhar seu pleito. Seja bemvindo.
      Abraços, Rogerio Ruschel

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *