Vinho de Talha ganha um Centro Interpretativo em Vidigueira, no Alentejo – e Portugal ganha uma atração enoturística de padrão global

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel

Meu prezado amigo ou amiga, no dia 11 de novembro de 2020 (Dia de São Martinho) em Vila de Frades, município de Vidigueira, no Alentejo, foi inaugurado o Centro Interpretativo do Vinho de Talha (CIVT), um Museu que recebeu investimentos de 600 mil Euros para preservar o patrimônio associado à tradição milenar de saber-fazer e para promover este produto único no mundo.

Através do CIVT, os visitantes conhecerão a tradição de fazer vinho de talha, uma prática de vinificação típica do Alentejo, que foi criada há mais de 2.000 anos pelos romanos e que o município quer candidatar a Património da Humanidade. O roteiro do Museu cobre as seguintes áreas: o Território, a História Milenar (São Cucufate), a Cultura da Vinha, o Processo do Vinho na Adega e a Taberna.

Segundo a Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo (CVRA), em Portugal, “o Alentejo tem sido o grande guardião” do vinho de talha e tem “sabido preservar” esta prática de vinificação em grandes vasilhas de barro, conhecidas como talhas, que foi passada de geração em geração, “de forma quase imutável”. O jornalista Carlos Cupeto do jornal Diário do Sul relata que na inauguração os convidados puderam ouvir uma mensagem do Presidente da República Marcelo Rebelo de Souza sobre o fato de Vidigueira estar “fazendo historia” – e de fato, está.

In Vino Viajas vem acompanhando este assunto há uns cinco anos e nossos leitores conhecem o trabalho que vem sendo feito para transformar o vinho de talha em um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade reconhecido pela Unesco. Os leitores também souberam que em julho de 2018 vinte municípios e sete entidades alentejanas se comprometeram formalmente com o projeto; agora já são mais do que isso e In Vino Viajas continua em contato com os organizadores para informar seus leitores.

Fotos de Luís Amado

Saiba mais aqui:

Candidatura do Vinho de Talha do Alentejo a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: http://www.invinoviajas.com/2018/03/exclusivo-concelho-de-vidigueira/

Vinho de talha vai ganhar um roteiro turístico: http://www.invinoviajas.com/2019/05/vinho-de-talha/

O vinho de Talha da Cooperativa da Vidigueira: http://www.invinoviajas.com/2018/02/lanca-um-vinho-de-talha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *