Evento na Espanha mostra como novas tecnologias valorizam o Patrimônio Comunitário, a Cultura do Vinho e o Enoturismo

Tempo de leitura: 3 minutos

 

Por Rogerio Ruschel (*)
Santiago Vivanco (foto abaixo), Diretor da Fundação e do Museu Vivanco da Cultura do Vinho de La Rioja, Espanha, e Presidente de ACTE (Association for Culture and Tourism Exchange) de Estrasburgo, França, recebeu personalidades, autoridades e especialistas num encontro sobre Novas Tecnologias como Reforço do Patrimônio, da Cultura e do Turismo do Vinho, na primeira semana de dezembro/2013. A ACTE está coordenando uma campanha global para que a Unesco faça o tombamento da Cultura do Vinho como Patrimônio Imaterial da Humanidade – veja post em http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/12/a-cultura-do-vinho-pode-ser-um.html.

 

Muitas personalidades prestigiaram o evento e entre os apresentadores de tecnologias que podem ser utilizadas em programas de preservação e valorização da cultura em geral, e do vinho em particular, estavam Arev Samuelyan, vice-ministro do Ministério daCultura da Armênia; Bruno Schroder, representante da Microsoft na Bélgica; IsabelGaraña, Diretora do Programa Regional para a Europa da Organização Mundial do Turismo; Laurence Chesneau-Dupin, Diretor do Centro Cultural do VinhoBordeaux; e Antonio López de Ávila, presidente da Agência Estadual de Gestão de Turismo Inovação e Tecnologia (Segittur) de La Rioja – veja algumas das apresentações abaixo.

Veja abaixo um quadro de uma pesquisa da Associazione Nazionale Città del Vino da Itália que mostra que o grande canal de promoção turística é mesmo a internet. Para saber mais sobre esta pesquisa, acesse  http://invinoviajas.blogspot.com.br/2013/08/a-importancia-da-internet-para-o.html

 

Entre os temas abordados estavam propostas de alianças de novas tecnologias como setor cultural; ideias para promover a cooperação entre Museus do Vinho e aproximá-los dos turistas a exemplo de Destination Management emLa Rioja, que vem sendo trabalhado pelas Jornadas Europeias do Patrimônio.

 

Além disso, a Microsoft Corporation, em colaboração com o Museu Vivanco da Cultura do Vinho, o Conselho da Europa e a Comissão Europeia apresentou duas aplicações práticas das ideais apresentadas, dois portais turísticos e culturais importantes, desenvolvidos com tecnologia Microsoft Bing Maps: o Portal dasJornadas Europeias do Patrimônio (acima),  www.europeanheritagedays.com que apresenta a herança cultural tangível e intangível dos povos da dimensão europeia,e o Portal de Comunidadesde vinho ACTE www.winecommunity.org. (abaixo)

 

Através de ferramentas interativas e dinâmicasda plataforma Bing Maps, os mapas tornam-se lugares de encontro de pessoas, organizações, associações, iniciativas públicas e privadas com as alternativas de formas de arte e cultura (veja abaixo) disponíveis na geografiacultural de turismo no Velho Continente.

 

O Portal de Comunidades Wine ACTE conecta visualmente todas as rotas do vinho europeu (veja abaixo algumas das rotas já disponíveis), mostra as semelhanças e respeita as diferenças dos vários países que compõem a Europa de hoje, se transformando em uma plataforma online inovadora. 
A modernidade da tecnologia promove o intercâmbio cultural, educacional, comercial e religioso, uma troca de mercadorias, produtos e serviços e mostra os museus, centros culturais e diversas entidades que promovem ou preservam a cultura nos 30 países europeus.

Enquanto isso aqui no Brasil as rotas de vinho – teóricamente umas 15, criadas por pessoas e organizações dedicadas mas sem nenhum critério, modelo de operação, sistema de gestão, padrão de qualidade ou certificação – sequer conseguem existir sozinhas. Se você quiser saber algo sobre rotas de vinho no Brasil terá que depender de terceiros e jornalistas, porque a cadeia produtiva do vinho, que no mundo inteiro é quem as organiza e monitora, aqui no Brasil desperdiça esta oportunidade. A idéia parece ser: se aparecer um turista aqui, a gente vende uma garrafa pra ele. 

 

(*) Rogerio Ruschel é jornalista, enófilo e gosta de usar tecnologias que facilitem a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *