As aventuras gastronômicas no maravilhoso mundo em miniatura de Pierre Javelle e Akiko Ida

Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel

Prezado leitor ou leitora, Você gostaria de brincar de escorregar em um prato de chantilly? Ou mergulhar em um lago de chocolate? Esculpir em um amendoim? Ou quem sabe jogar golfe em um biscoito? Pois isso você pode fazer se tiver a mesma imaginação de dois gastrônomos-artistas-fotógrafos muito criativos que você vai conhecer agora. Publiquei este artigo em 2015 e repito agora porque a beleza nnao sai de moda.

Desde 2002, os fanáticos pela gastronomia Pierre Javelle e Akiko Ida foram inventando e fotografando uma série de dioramas lúdicas, que eles chamaram de “Minimiam”, combinando estatuetas em miniatura de pessoas interagindo com vários tipos de alimentos.

Um diorama é um modo de apresentação artística de um ambiente, feito de maneira muito realista representando cenas da vida real para exposição com finalidades de instrução ou entretenimento. Lembra daquelas vitrines com animais em museus? Pois é aqueles são dioramas ”normais” com os animais em tamanho natural. E o nome Minimiam é uma combinação das palavras “miniatura” e “delicioso” (“miam” em francês).

Akiko é uma japonesa que além de ser boa em culinária, também sempre gostou de fotografar. Akiko se especializou em criar pães e acabou se tornando uma fotógrafa de alimentos muito badalada na Europa. Pierre é francês da Borgonha e também trabalha com desenhos. Ele se confessa influenciado pelos personagens das Histórias em Quadrinhos (de onde vem as miniaturas?) e pelo trabalho do famoso fotógrafo Cartier-Bresson.

Pois os dois juntos criaram os Minimiams que são utilizados como ilustrações por revistas de gastronomia, design e revistas de bordo como Air France Magazine, TGV Magazine, ou jornais como Le Monde ou Paris-Times – alem de campanhas publicitárias de produtos alimentícios, é claro.

Os dramas em miniatura criam cenários muito criativos e atraentes que nos permitem ver cenas da vida de pessoas comuns, relaxando ou trabalhando, em ambientes criados com elementos de gastronomia como frutas, legumes, pratos prontos ou doces, como se fossem situações quotidianas.

Realmente uma bela criação que valoriza os alimentos, as pessoas e a beleza gráfica. Atualmente a dupla também realiza projetos não incluindo o mundo da gastronomia, que você pode conhecer no site deles, aqui: http://www.minimiam.com/en/goen.html

Faço um brinde a Pierre Javelle e Akiko Ida, os criadores dos Minimiams.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *