Jornal The Sun diz que dá para transformar um vinho barato em um ótimo produto em segundos; o Wall Street Journal testou e comprovou – veja como

Tempo de leitura: 1 minuto

Por Rogerio Ruschel (*)

Meu estimado leitor ou leitora, esta é demais: segundo a seção de vinhos do jornal britânico The Sun é possivel realçar o sabor de qualquer garrafa de vinho barato em segundos, simplesmente adicionando um ingrediente simples. Isso poderia salar um vinho ruim ou desiquilibrado. Sabemos que o The sun é sensacionalista, mas acredite: especialistas do badalado jornal de negócios The Wall Street Journal, dos Estados Unidos, testaram e comprovaram que é possivel!

O truque é acrescentar um pouco de mineralidade ao produto. E esta mineralidade está em um pouquinho de sal de cozinha (cloreto de sódio), uma pitadinha que pode equilibrar os sabores que estejam muito fortes, que estejam desvirtuando as eventuais qualidades do vinho. Segundo um enólogo da adega E. & J. Gallo Winery, uma das principais vinícolas do mundo, o método pode funcionar desde que o vinho não apresente nenhum defeito fundamental (como bouchonée, oxidação, Brettanomyces, excesso de álcool), mas que seja um vinho que precise de equilíbrio, arejamento ou decantação.

Claro que não vamos fazer isso o tempo todo, mas caso você seja surpreendido por um vinho desequilibrado, daqueles que “não está entrando bem”, não custa fazer o teste antes de jogar fora. Você e milhares de britânicos e norte-americanos estarão tentando salvar um mau vinho com um truque doméstico. Se necessário vou testar e desejo boa sorte a você . Tim-tim.

Fonte e fotos: Vinetur e The Sun

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *