Tempo de leitura: 2 minutos
Por Rogerio Ruschel
Prezado leitor ou leitora, o Biovalor Amazônia é um Programa do Polo SEBRAE de Bioeconomia como iniciativa do Sebrae COP 30 que será executado pela Libra Branding, uma conhecida agência paraense de branding e design, utilizando sua metodologia exclusiva Valorigem, uma plataforma de valor para negócios com origem.
A coordenação do Bio Valor Amazônia é do designer Bernardo (Berna) Magalhães, fundador da Libra Branding e Design e ganhador de diversos prêmios. A proposta é conectar 20 negócios estratégicos de toda a Amazônia Legal que tenham performance e resultado com seus produtos, para alinhá-los às perspectivas de mercado e visão de nicho de consumo, para garantir a aplicação de forma mais profunda e prática às oportunidades de valor de um negócio.
Os 20 empreendimentos selecionados vão cumprir um programa com várias Fases durante 5 meses, incluindo seleção, alinhamento, imersão, educação, treinamento e atendimento. O pano de fundo é o desenvolvimento dos negócios de produtos com Origem no contexto da metodologia Valorigem, a compreensão de que para obter o Valor real de um produto é necessário o cruzamento entre os valores atribuídos com a capacidade deles serem percebidos pelo público de interesse em cada mercado destino.
Minha contribuição será na Etapa de Capacitação, como palestrante em uma Jornada de Conhecimento para alinhar conceitos e expectativas de mercado com o público. Minha palestra será sobre o “Valor Global do Produto Local”, baseado no meu livro com o mesmo titulo que propõe a utilização da identidade territorial de um produto como estratégia de marketing.
Outros dois palestrantes são Ely Ribeiro, empresária de Belém do Pará que coordena a Donadelas, rede feminina de negócios, e Marcelo Magalhães, que há 19 anos se dedica ao estudo de comportamento de compra e consumo. O objetivo deste Dia de Imersão é apresentar a experiência de profissionais com experiência nacional e internacional sobre produtos com origem para demonstrar aspectos da perspectiva global de consumo acerca destes produtos.
Produtos amazônicos com Origem podem apresentar diferenciais tangiveis e intangiveis (por exemplo, valores mitológicos) e nem sempre é fácil contextualizá-los mercadológicamente para facilitar o planejamento e inserção no mercado.
Por isso o Biovalor Amazônia vai utilizar critérios e metodologia da plataforma Valorigem para gerar 20 produtos consistentes com foco a sociobioeconomia amazônica para ações do Sebrae e Feiras de negócios. Esta Edição do Biovalor Amazônia terá foco em empreendimentos e produtos sediados em Belém do Pará e ilhas pertencentes ao município, como forma de fortalecer a perspectiva econômica de negócios da cidade que será sede da COP 30 emm 2025.
O Biovalor Amazônia é um dos muitos programas de aceleração dos negócios de base florestal que estão sendo realizados no Pará como preparativos para receber visitantes na COP-30, em novembro de 2025. Brindo a isso!!!