Tempo de leitura: 2 minutos

Por Rogerio Ruschel
Depois de ganhar a comenda “Medalha Amigo da Marinha” pela relevância dos livros sobre o oceano do Brasil, me encaminho para ganhar uma importante premiação internacional: um de meus livros é finalista do Gourmand World Cookbook Awards 2026, sediado na França, a principal premiação internacional dedicada à literatura gastronômica, bebidas e programas de televisão culinários.
O livro selecionado é o e-book “Leonardo da Vinci, o vinhedo de Malvasia de Cândia e o sorriso da Mona Lisa”, inscrito na categoria W3-4 – Wine Novel, que escrevi e produzi em parceria com a Essential Idea Editora (da qual sou diretor editorial) e com a empresa indiana Brioworkx, produtora. Sou também autor e editor do badalado livro de gastronomia “O mundo do sal”, escrito em parceria com o Master chef Henrique Fogaça, que já está em terceira edição, e de outros oito livros sobre meio ambiente, patrimônios culturais, marketing e turismo.
Nesta 32a. edição do prêmio criado por Édouard Cointreau em 1995, 140 livros de bebidas de 43 países em 30 Categorias foram pré-selecionados no Drinks Culture Award. Meu livro está competindo com outros dois finalistas na categoria W3-4 – Wine Novel, um deles da famosa e veterana editora francesa Éditions Gallimard, que tem 115 anos; o resultado será divulgado em março de 2027. O e-book na shorty-list já está à venda no site da Amazon.com (digite Rogertak) e da editora (https://www.essentialidea.com.br/), ao lado de outros três e-books da mesma série.
O livro finalista faz parte do projeto “Rogertak, o Enófilo das Galáxias” uma obra de ficção em ritmo de aventura e num contexto divertido e agradável que conecta vinhos, extraterrestres, história, cultura, gastronomia, pesquisa científica e astronomia. Trata-se de uma abordagem inédita e disruptiva sobre o mundo dos vinhos. Em 45 capítulos de aventuras pela história do Planeta Terra e pelas galáxias, Rogertak e sua tripulação buscam respostas para uma pergunta provocativa: por que os vinhos da Terra fazem tanto sucesso em outros planetas da Via Láctea?
No livro selecionado pelos Gourmand World Cookbook Awards 2026, o leitor faz uma maravilhosa viagem no Tempo e no Espaço até o ano de 1489 para encontrar Leonardo da Vinci que estava no Ducado de Milão cuidando de seu vinhedo de uvas Malvasia de Cândia com “geometria líquida” e terminando a magistral pintura mural mais famosa da Humanidade, a “Última Ceia”.
Os demais e-books da série já publicados também são extremamente divertidos: 1) De Órion para a Terrra: a origem, a tripulação e os equipamentos de Rogertak – que mostra como tudo começou em Roswell e na Área 51; 2) O vinho de talha, as ânforas voadoras e os mistérios do Alentejo, que valoriza os vinhos de Portugal e 3) O Riesling vintage de 1561, a batalha de Nuremberg e os frades fofoqueiros, que é sobre os maravilhosos vinhos brancos da Alemanha. Cada um deles é uma viagem sem igual sobre o mundo dos vinhos, a cultura e a galáxia.
Leia e me diga o que achou, ok?