Um passeio inesquecível na adega da Casa de Santar e nas Vinhas do Amor, no coração do Dão, Portugal, com o chef Henrique Fogaça

Tempo de leitura: 6 minutos

Por Rogerio Ruschel

Meu prezado leitor ou leitora, quero compartilhar com você certamente uma das mais belas lembranças deste ano, uma visita que fiz recentemente a um dos mais emblemáticos (e crescentes) destinos de enoturismo de Portugal: o Dão. Um roteiro com o convite de profissionais da mais importante empresa da região, a 1990 Premium Wines, do Grupo Global Wines.

Não foi uma visita padronizada: eu estava com minha mulher, Sonia Fonseca, diretora da Essential Idea Editora, e o com master chef Henrique Fogaça e sua mulher Carine. Estávamos em Aveiro, a interessante cidade no Centro de Portugal apelidada (com razão) de Veneza de Portugal, onde no Monte Belo Vista Alegre Hotel estávamos realizando um jantar para 80 pessoas harmonizada com vinhos da 1990 Premium Wines, e fomos convidados para visitar os vinhedos e a adega em Santar no dia seguinte.

Explico: entre 22 de fevereiro e 7 de março de 2023 participei de um roadtrip de lançamento do livro “O mundo do sal” em Portugal organizado pela Essential Idea Editora e pela Excelência de Portugal. Fui editor e co-autor do livro em parceria com o chef Henrique Fogaça, que participou com 45 receitas. Nestes 16 dias estivemos em cinco cidades portuguesas fazendo jantares a 4 mãos com chefes portugueses e sessões de autógrafos: em Aveiro (no Monte Belo Vista Alegre Hotel), Porto (no The Lodge Hotel), Cascais (no restaurante Lota da Esquina, do premiado chef Vitor Sobral), em Évora (no hotel Hotel Convento do Espinheiro) e no Algarve (no Vila Vita Parc Hotel).

A convite das dirigentes Marisol Benites e Rosa Teixeira fomos conhecer algumas propriedades da 1990 Premium Wines: almoçamos no Paço dos Cunhas, em Santar (uma quinta com jardins magníficos datados de 1609, destino preferencial de casamentos inesquecíveis de noivos de diversos países), visitamos a adega Casa de Santar, seus vinhedos no Alto dos Amores, desgustamos seu fantástico portfólio de vinhos e ainda tivemos direito a uma homenagem única: a abertura de uma garrafa de vinho de 1976, da coleção de preciosidades da famosa adega do coração do Dão. E relembro: a Casa de Santar não só é a melhor, mas também a maior produtora de vinhos do Dão.

São muitas lembranças para compartilhar, mas vamos começar pela segunda atração, um almoço no restaurante do Paço do Cunhas, que prepara banquetes para casamentos, mas também para pequenos grupos como o nosso, com uma reinvenção da gastronomia tradicional portuguesa utilizando produtos da região e a harmonização com os vinhos da casa.

Experimentamos legumes, frutos do mar e carnes com a degustação do Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Bruto Touriga Nacional, 2016; do Saturno Reserva Branco que equilibra as castas Alvarinho, Antão Vaz e Arinto, e terminamos com o excepcional Casa de Santar Reserva Tinto, que conquistou o Triple 90+ (90 Robert Parker | 91 Wine Spectator | 92 Wine Enthusiast), os mais importantes críticos do mundo. Este vinho é muito rico em aromas de frutos silvestres e especiarias, personalizado, enriquecido.

Segundo o caderno Fugas, do jornal Público, “O restaurante do lugar cruza-se com os passos da História de Portugal, inspira respeito, remete para os ambientes de nobreza de antanho e, até, uma certa solenidade, mas a mesa orienta-se antes para os produtos e tradições da gastronomia de origens bem populares.” Pois é isso mesmo – com um sabor realmente superior.

Mas antes do almoço fomos conhecer os vinhedos, com foco em um deles, a icônica Vinha Alto dos Amores, considerada uma das mais extraordinárias paisagens do Dão. Segundo a tradição – e obviamente, a tradição precisa ser respeitada porque é um dos elementos de agregação de valor no mundo dos vinhos – esta região do vinhedo sempre foi o ponto de encontro dos casais apaixonados da Vila de Santar, que vinham para cá para conquistar corações. Como diz a enóloga Marisa Cavadas, “hoje as uvas que aqui nascem servem para conquistar o gosto mais exigente dos apaixonados por vinho”.

Estivemos lá no período de hibernação das vinhas, mas pudemos ver os cuidados ambientais que a empresa disponibiliza para as uvas e conhecer um sobreiro – árvore de cuja casca se extrai a cortiça para fabricar rolhas – centenário e gigantesco, que é parte dos roteiros de enoturismo em Santar.

Na adega fomos recepcionados com uma homenagem inesperada e muito honrosa: a abertura de uma garrafa de vinho com 47 anos, da coleção de precisosidades da famosa adega do Dão. Um sommelier cortou cuidadosamente o pescoço da garrafa com uma tenaz quente, e depois de cerca de 60 minutos de decantação, no almoço, pudemos provar os taninos já suavizados e apreciar os demais sabores e aromas contidos na garrafa. Este foi o mais antigo vinho que já provei, e certamente um dos melhores. Tim-tim!!!

A 1990 Premium Wines tem quatro adegas e quintas: além das acima citadas, é dona da Herdade Monte da Cal no concelho de Fronteira, freguesia de São Saturnino, a cerca de 40 km de Portalegre, no Norte Alentejo (onde também são produzidos os azeites extra virgem Saturno) e a Quinta do Encontro, uma adega marcante e inovadora em São Lourenço do Bairro, na Bairrada, que une a paixão pelos vinhos à arquitetura criativa de Pedro Mateus. Em quase todas as unidades são oferecidas experiências vínicas de primeira qualidade, vale a pena consultar em https://1990.wine/enoturismo/experiencias/

A 1990 Premium Wines é a empresa do Grupo Global Wines dedicada aos vinhos de qualidade top  – e provavelmente você já conhece também marcas dos vinhos do grupo presentes no Brasil como Cabriz, Encontro, Casa de Santar, Saturno e Quinta da Foz. 

A Global Wines opera de maneira destacada no Brasil, com importadora, escritório e há cerca de 20 anos com produção com IG Vale do São Francisco, em Lagoa Grande, Pernambuco, através da empresa Vinibrasil e da linha de produtos Rio Sol – premium, reserva, varietais, espumantes e sucos. E oferece roteiros turísticos, onde além de visitação e provas, pode incluir passeios de barco pelo nosso fabuloso rio da integraçnao nacional, o “Velho Chico” – veja aqui: https://www.vinhosriosol.com.br/principal/

Ao todo o grupo Global Wines tem 400 hectares de vinha em Portugal e 120 hectares no Brasil e produz mais de 7 milhões de garrafas por ano, exportando para mais de 40 países, entre os quais os Estados Unidos, a Alemanha, Angola, Suíça, China, França e Canadá.

Brindo a isso! Tim-tim. E não vou esquecer este passeio que recomendo a meus leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *