Brasil vai ganhar o primeiro museu subaquático do mundo em água doce, em Bonito – MS

Tempo de leitura: 2 minutos


Por Rogerio Ruschel
 
Prezado amigo ou amiga, anote aí: o Brasil vai inaugurar até o final de outubro um museu subaquático na Nascente Azul, um dos principais atrativos turísticos de Bonito, no Mato Grosso do Sul – que por sua vez é um dos destinos mais bonitos, atraentes e bem organizados de turismo de aventura e natureza do Brasil. E tem mais: existem museus no fundo do mar em destinos charmosos e badalados, mas este vai ser o primeiro do mundo em água doce – e pode se tornar mais charmoso e badalado.
 
O primeiro museu subaquático do mundo foi inaugurado em 2006 e está localizado a 8 metros de profundidade no litoral do México, ao redor da ilha Mujeres de Cancún, com um acervo cerca de 450 esculturas. Foi criado pelo escultor ingles Jason de Caires Taylor, que também criou o primeiro museu do gênero na Europa em Lanzarote, nas ilhas canárias, Espanha, com 300 esculturas. No mundo, há poucos museus assim: para ver as obras, é preciso vestir roupa de mergulho, colocar um tubo de oxigênio nas costas e descer entre doze a quinze metros, até ao fundo do mar.
 
Pois agora o Brasil vai ter um museu deste tipo, apresentando obras de artistas da região de Bonito, e na primeira exposição, as estátuas submersas vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental – que tem sido o foco das atrações do destino. O novo muse vai ser instalado em um lago com cerca de 4 mil m² e 4 metros de profundidade, onde já acontece a atividade do mergulho com cilindro. Esse lago tem águas correntes vindas direto da nascente e abriga uma rica biodiversidade aquática, com peixes de diferentes espécies, como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros.
 
As obras de arte do Museu Subaquático vão se integrar à natureza já existente no lago, servindo de abrigo para os peixes, e com o passar do tempo a própria água, que possui uma alta concentração de calcário, vai aos poucos transformar essas peças. Para conhecer o museu subaquático, o visitante vai mergulhar com cilindro, uma das experiências já oferecidas na Nascente Azul.
 
Este é o único mergulho do Brasil certificado com o ISO 21101 emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de Aventura e não requer nenhum tipo de curso ou certificado prévio, sendo indicado também para iniciantes. Os grupos, compostos por até quatro pessoas, são acompanhados por um instrutor credenciado e crianças a partir de 10 anos já podem mergulhar.
 
A Nascente azul é uma atração que conta com estrutura completa de lazer e ecoturismo, com flutuação em águas cristalinas, trilhas para contemplação da mata, balneário com praia, quiosques e circuito de aventura sobre o lago, pêndulo humano, tirolesa, bar e restaurante, além de vários pontos muito bacanas para fazer fotos. Agende-se: Nascente Azul fica na Rodovia Bonito Bodoquena, km 22 – Bonito/MS. Mais informações em: nascenteazul.com.br

Fonte: Assimptur

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.