Slow Food propõe jogar Bombas de Flores e Sementes no Dia das Abelhas e no Dia da Biodiversidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Um roteiro para ajudar a preparar as suas “bombas”

Por Rogerio Ruschel

Meu prezado leitor ou leitora, este é um convite de paz e amor e relembra as maravilhosas mensagens coloridas do movimento hippie dos anos 1960 e 1970: vamos propagar o amor fazendo bombas de sementes e flores e jogar no mundo para comemorar o Dia Mundial das Abelhas (20 de maio) e o Dia Internacional da Diversidade Biológica (22 de maio).

O Dia Internacional da Diversidade Biológica foi proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 com o objetivo de  conscientizar a população de todo o mundo a respeito importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas. Já o Dia Mundial das Abelhas também é mais recente: foi proposto pela ONU durante a Assembleia Geral em dezembro de 2017 ao se perceber que as abelhas estão desaparecendo e é comemorado todos os dias 20 de maio. 

Pois o Movimento Slow Food está convidando que neste mes de Maio todos os cidadãos ajudem a defender a biodiversidade e os polinizadores: este é o “Desafio da Bomba de Flores”! O convite está sendo feito para os europeus, mas In VIno Viajas estende o convite para todos os seus leitores. E obviamente, meu caro leitor ou leitora, podemos espalhar sementes a qualquer momento do ano, e não só nestas datas comemorativas.

Segundo o Slow Food os participantes têm duas semanas para fazer suas “bombas de flores” (uma mistura de sementes de flores silvestres, argila e terra) e serão convidados a jogá-las em seu jardim ou em espaços públicos no Dia Mundial das Abelhas (20 de maio) e no fim de semana seguinte. 

Veja a seguir a orientação do Slow Food e também na imagem que abre esta matéria. “Não se preocupe, as “bombas de flores” são rápidas e fáceis de fazer!  Uma bomba de flores é uma pequena bola feita de uma combinação de composto, argila e sementes. O adubo e a argila atuam como transportadores das sementes para que possam ser lançadas sobre muros ou cercas e em áreas inacessíveis, como terrenos baldios ou ferrovias.

Para fazer bombas de flores, você precisará de sementes de flores silvestres – do seu jardim ou de uma loja de jardinagem. É muito importante obter sementes de variedades nativas, evite o risco de usar sementes de ervas daninhas. Aconselhamos que se informe sobre a flora típica local e use essas sementes e não outras. Argila em pó pode ser comprada em qualquer loja de artesanato.     

  • Misture 1 xícara de sementes com 5 xícaras de composto e 2-3 xícaras de pó de argila (você pode usar solo argiloso, se tiver) em uma tigela.
  • Misture lentamente a água com as mãos até que tudo grude.    
  • Enrole a mistura em bolas firmes.    
  • Deixe as bolas secarem em um local ensolarado.

Agora chegou a parte divertida! Plante suas bombas de sementes jogando-as em partes nuas do jardim ou em terrenos baldios urbanos, jardins abandonas, praças e parques, canteiros de flores e plantadores, e espere para ver o que aparece!

A natureza – e nós todos – agradecemos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.